Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9085
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ErikAnibalPeixotodeSouza.pdf933,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo de caso sobre a inclusão digital de alunos com diagnóstico de autismo
Autor(es): Souza, Erik Anibal Peixoto de
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Autismo
Inclusão escolar
Tecnologia na educação
Inclusão digital
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: SOUZA, Erik Anibal Peixoto de. Um estudo de caso sobre a inclusão digital de alunos com diagnóstico de autismo. 2014. 71 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O uso da tecnologia beneficia a produção do conhecimento e desenvolvimento de conceitos entre estudantes matriculados em classes especiais e dos incluídos em classes regulares. A utilização do computador como ferramenta de auxílio à aprendizagem em uma classe especial e uma classe regular de uma escola pública de Brasília foi o contexto de pesquisa deste trabalho. A partir da compreensão dos benefícios da tecnologia na educação desenvolvemos esta monografia com o objetivo de compreender as relações entre a tecnologia, a matemática, e seus efeitos no processo de aprendizagem de estudantes com Transtorno Geral Desenvolvimento matriculados em classe especial e incluídos em classe de ensino regular. Procuramos fazer uma relação com as experiências vividas no processo de aprendizado dos estudantes durante as aulas, onde se fez uso do computador e do tablet no ensino da Matemática, com a produção de conhecimento demonstrada pelos estudantes durante as experiências. Desenvolvemos a discussão questionando o motivo de alguns professores não utilizarem o computador como forma de auxílio do processo de ensino aprendizagem. No decurso da pesquisa, de natureza qualitativa, utilizamos como instrumento para a coleta de dados o questionário e a observação de alunos e professores no contexto de sala de aula durante o uso de softwares e aplicativos de matemática. Os estudantes demonstraram interesse pelos conceitos trabalhados mediante o uso do computatador e produziram alternativas para questões apresentadas demonstrando o benefício da tecnologia na aprendizagem e na interação social dos estudantes com os colegas de escola.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.