Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9069
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ElizângelaHaubertTeixeira.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção de mandioca para consumo e geração de renda das famílias do Assentamento Areias – Nioaque/MS
Autor(es): Teixeira, Elizângela Haubert
Orientador(es): Lopes, Eloisa Assunção de Melo
Assunto: Produtos agrícolas - comercialização
Mandioca
Agricultura familiar
Assentamentos rurais
Agricultura de subsistência
Data de apresentação: 24-Jun-2014
Data de publicação: 2-Dez-2014
Referência: TEIXEIRA, Elizângela Haubert. Produção de mandioca para consumo e geração de renda das famílias do Assentamento Areias – Nioaque/MS. 2014. 34 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Brasília-DF, 2014.
Resumo: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) constitui-se um dos principais cultivos do mundo, sendo considerada uma cultura socialmente importante, pois é utilizada na alimentação humana, principalmente pelas famílias da zona rural que a utilizam também na alimentação animal e comercializam seu excedente. Esta pesquisa teve por objetivo estudar as condições e dificuldades que as famílias do Assentamento Areias em Nioaque/MS enfrentam ao produzir mandioca para autoconsumo e comercialização, com o proposito de identificar problemas e propor soluções cabíveis a sua realidade. Foram entrevistadas 20 famílias moradoras do assentamento das quais 100% plantam a mandioca, sendo que 80% afirmaram que esta foi a primeira cultura a ser plantada no lote, 85% não conhecem a variedade plantada e 90% mencionaram nunca ter necessitado fazer o controle de pragas. Nenhuma família soube informar a quantidade em quilos de mandioca produzidos no lote em 2012 (ano da pesquisa), bem como não souberam informar a rentabilidade em reais da produção. Sobre a produtividade de mandioca por hectare 75% dos entrevistados não souberam afirmar quanto já produziram de mandioca no lote e 95% disseram que a maior dificuldade na produção é a comercialização. Diante desse contexto é necessário repensar a organização da produção com planejamentos específicos, buscando variedades mais produtivas e com alto teor de caroteno (importante na nutrição alimentar das pessoas), utilizando técnicas de consorciação com outras culturas, agregando valor ao produto como beneficiamento de farinha ou congelamento e consequentemente melhorando a comercialização que só será realizada de forma justa sem a participação dos atravessadores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2014.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Matemática
Educação do Campo - Ciências da Natureza



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons