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Título: A educação de jovens e adultos do campo no Distrito Federal e entorno no contexto do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA : uma análise do passado, um apontamento para o futuro
Autor(es): Oliveira, Mateus Fernandes de
Orientador(es): Dansa, Cláudia Valéria de Assis
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)
Movimentos sociais
Educação rural
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 27-Nov-2014
Referência: OLIVEIRA, Mateus Fernandes de. A educação de jovens e adultos do campo no Distrito Federal e entorno no contexto do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA: uma análise do passado, um apontamento para o futuro. 2014. 84 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta monografia abordou as questões referentes à Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal (DF) e Entorno no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Seu objetivo geral foi revisitar a memória dos projetos e identificar aspectos positivos ou que necessitam de revisão e aprofundamento e apontar direções para futuras propostas. Tomou como base de análise as experiências vividas pelos atores envolvidos, por parte dos Movimentos Sociais de luta pela terra, Universidade (UnB) e INCRA (Nacional e Regional). Metodologicamente orientada pelos paradigmas da pesquisaação e pesquisa participante, analisou-se entrevistas semiestruturadas, análise de relatos de experiências e depoimentos, bem como documentos relativos ao programa e aos projetos desenvolvidos. Percebeu-se que o Estado tem uma estrutura e ritmos mecânicos e burocráticos de funcionamento que impõem dificuldades aos trabalhos desenvolvidos por meio da política pública. Diante disso e na relação com este fato, apontou-se que as pessoas envolvidas com estes processos, na sua dimensão humana e orgânica, precisam despertar-se como sujeitos de vontade a fim de diálogo e mobilização que deem dinamismo às estruturas rígidas às quais os projetos são atrelados. Apontou-se que os sujeitos e as instituições, neste encontro, podem redimensionar seus ritmos e estruturas, para caminhar significativamente rumo àquilo que se deseja e necessita, àquilo a que esta política pública surgiu: uma efetiva educação do campo, realizada por educadoras e educadores do campo, mantida sua autonomia e especificidades culturais do campo em parceria com as estruturas governamentais, dentre elas a Universidade.
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