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Título: Movimentos sociais, tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJAT) : desafios na formação do (a) pedagogo (a)
Autor(es): Xavier, Danielle Estrela
Orientador(es): Pereira, Maria Luíza Pinho
Assunto: Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJAT)
Movimentos sociais
Tecnologia da informação e comunicação
Ceilândia (DF)
Data de apresentação: 20-Jul-2012
Data de publicação: 27-Nov-2014
Referência: XAVIER, Danielle Estrela. Movimentos sociais, tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJAT): desafios na formação do (a) pedagogo (a). 2012. 108 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho procura revelar algumas das experiências significativas vivenciadas pela pesquisadora, e por outros estudantes de Pedagogia, que assumiram o desafio de lidar com temas tão complexos e essencias no campo da Pedagogia: Movimentos Sociais, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJAT), durante sua formação no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A pesquisa traz uma abordagem qualitativa com observação participativa, levantamento bibliográfico e documental dos temas abordados na pesquisa e análise de entrevistas. Está divido em quatro capítulos que, por meio do exercício reflexivo, tenta sistematizar estas experiências, aliando teoria e prática de forma complementar, conforme essas foram se dando ao longo da trajetória acadêmica de uma pedagoga em formação: Memorial; O Portal dos Fóruns de EJA do Brasil como espaço de formação; Meu encontro NO movimento social: o despertar de uma pedagoga militante pela EJAT e; Lições sobre Ceilândia: 41 anos luta, superação e novos desafios. A partir das experiências relatadas, considera-se como é importante que o Pedagogo, independente das escolhas e da trajetória educativa percorrida, tem que estar preocupado com a formação dos sujeitos de saberes, considerando suas especificidades, experiências e espaços educativos, formais ou não formais. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper seeks to reveal some of the significant experiences lived by the researcher and other Pedagogy students, which took up the challenge of dealing with issues as complex and essences in the field of Pedagogy: Social Movements, Information and Communication Technologies (TICs) and Education for Working Youngsters and Adults (EJAT), during my graduation in Pedagogy at the Faculty of Education of the University of Brasilia. The research is a qualitative approach with participant observation, bibliographic and documentary of the issues addressed in the research and analysis of interviews. It Is divided into four parts which by means of the reflective exercise, try to systematize these experiences, combining both theory and practice in a complementary way, as these subjects being developed along the academic path of an educator in training: Memorial, The Portal of the Forums of the EJA Brazil as a place of training; Finding myself at the social movement: the awakening of an educator and activist for EJAT; Lessons in Ceilândia: 41 years of fighting, new challenges and overcoming. From the experiments reported, it is considered how important it is that the Pedagogue, regardless of educational choices and the path traveled has to be concerned with the formation of the “sujeitos de saberes”, considering their particularities, experiences and educational spaces, whether formal or not.
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