Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9050
Título: | Educação e trabalho na perspectiva da economia solidária : experiências na comunidade sol nascente |
Autor(es): | Rodrigues, Danielle Carvalho de Miranda |
Orientador(es): | Carvalho, Sônia Marise Salles |
Assunto: | Economia solidária Educação - Distrito Federal |
Data de apresentação: | 18-Jul-2014 |
Data de publicação: | 24-Nov-2014 |
Referência: | RODRIGUES, Danielle Carvalho de Miranda. Educação e trabalho na perspectiva da economia solidária: experiências na comunidade sol nascente. 2014. 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais elementos que constituem uma Economia Solidária, cooperação, solidariedade, autogestão e viabilidade econômica, bem como discorrer sobre seus aspectos sociais, políticos e econômicos, e como estes se relacionam com a educação e o trabalho. O referencial bibliográfico é formado por obras de autores relacionados aos referidos temas, como Moacir Gadotti (2009), Paul Singer (2002), Paulo Freire (1967), Karl Marx entre outros. O trabalho constitui parte da pesquisa junto ao projeto de Economia Solidária e Educação Popular da Faculdade de Educação e tem como principal objetivo oferecer uma formação de politização e oficina de corte e costura para as mulheres da comunidade Sol Nascente através do grupo de trabalho (GT). O método de pesquisa utilizado foi o da pesquisa-ação e teve como principais instrumentos as visitas de campo, observação participativa e uma entrevista com dez mulheres, de faixa etária entre 35 e 56 anos, que trabalham no projeto. Por meio desta pesquisa foi possível perceber a interação da teoria e da prática na construção de uma educação para o mundo do trabalho, através das experiências vividas em uma economia solidária. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons