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Título: Conhecimentos de nutrição entre alunos de uma escola pública do Distrito Federal
Outros títulos: Nutrition Knowledge among students of a public school in Distrito Federal
Autor(es): Silva, Jéssica Pedroso da
Orientador(es): Bertolin, Maria Natacha Toral
Assunto: Nutrição de crianças e adolescentes
Alimentação
Acompanhamento nutricional
Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Educação alimentar e nutricional
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 18-Nov-2014
Referência: SILVA, Jéssica Pedroso da. Conhecimentos de nutrição entre alunos de uma escola pública do Distrito Federal. 2014. 26 f., il. Monografia (Bacharelado em Nutrição)— Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Objetivo: avaliar os conhecimentos de nutrição e sua relação com o estado nutricional e consumo alimentar entre crianças e adolescentes de uma escola pública do Distrito Federal. Metodologia: estudo transversal com 54 crianças e adolescentes de 7 a 13 anos. Aplicou-se instrumento avaliando sexo, idade, consumo alimentar nos últimos 7 dias e conhecimentos em nutrição (reconhecimento de grupos alimentares como saudáveis ou não, funções e composição dos alimentos e sua associação com doenças). Realizou-se a aferição da estatura e peso para avaliar estado nutricional. Resultados: amostra com 9,46 ± 1,20 anos, 53,7% do sexo masculino, 13,0% com sobrepeso e 20,4% com obesidade. Avaliação do consumo alimentar revelou consumo frequente de guloseimas, refrigerante e biscoitos doces e consumo não frequente de frutas, vegetais cozidos e salada crua. Consenso na classificação de frutas como saudáveis e guloseimas e salgados fritos como não saudáveis. Avaliação dos conhecimentos sobre função e composição dos alimentos verificou baixa porcentagem de acertos. Conhecimento sobre associação do consumo elevado de sal e gordura com doenças apresentou 81,5% e 77,4% de acertos, respectivamente. Observou-se a não existência de diferenças significativas nos conhecimentos entre obesos e não obesos. Verificou-se maior conhecimento entre consumidores frequentes de feijão e não frequentes de refrigerantes. Não foi observada relação entre o consumo de alimentos e respectivo conhecimento sobre caráter saudável ou não saudável dos mesmos. Conclusão: a Educação Alimentar e Nutricional é importante entre escolares, reforçando não só o aumento dos conhecimentos em Nutrição, mas a promoção da mudança de hábitos de consumo. Termos de indexação: nutrição da criança; nutrição do adolescente; consumo de alimentos; conhecimentos, atitudes e práticas em saúde; antropometria.
Informações adicionais: Monografia (Bacharelado em Nutrição)— Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
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