Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9033
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FabioFerreiradosSantos.pdf836,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um modelo de aplicação pedagógica de uso de podcast (MAPP) : um estudo de caso de aplicacação em contexto educacional
Autor(es): Santos, Fábio Ferreira dos
Orientador(es): Brandão, Maria de Fátima Ramos
Assunto: Tecnologia na educação
Podcast
Data de apresentação: 19-Ago-2014
Data de publicação: 18-Nov-2014
Referência: SANTOS, Fábio Ferreira dos. Um modelo de aplicação pedagógica de uso de podcast (MAPP): um estudo de caso de aplicacação em contexto educacional. 2014. 69 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O professor com formação clássica assume a sala de aula com a concepcão de transmitir o conhecimento para alunos que aprendem através da trasmissão oral do conteúdo programático. Os alunos neste modelo de ensino se tornam passivos no processo de construção de conhecimento, com pouca voz ativa e fazendo pouco uso da interação interpessoal neste processo. Tornar o aluno um ser atuante e ativo em seu processo de aprendizagem em meio a tantas tecnologias ofertadas, torna-se um desafio por vezes injusta para os professores que necessitam se manter atualizados e dispostos em aprender novos recursos para tornar o aprendizado mais interativo e dinâmico. A aplicação do Podcast no ambiente escolar como um método dinâmico de aprendizado, onde o aluno torna-se um ser ativo em que por meio de suas gravações de áudio demonstrará seu nível de aprendizado e maturidade em relação ao material produzido, contribuindo positivamente para estudos futuro de pessoas que acessarem posteriormente os áudios disponibilizados. Este trabalho propõe um Modelo Pedagógico uso de podcast como ferramenta de auxilio no processo de ensino-aprendizagem de forma ativa e colaborativa. O modelo MAPP auxiliao professor a preparar um blogue como ambiente de compartilhamento e discussão, a aplicar o podcast em sala de aula de forma pedagógico e a compartilhar os trabalhos produzidos para a comunidade educacional. Um estudo de caso em uma turma de Biomedicina de uma faculdade de Brasilia foi realizado com aplicação do modelo. Alunos produziram seus próprios episódios de podcast sob a supervisão da professora, verificando a capacidade pedagógica do uso do podcast em sala de aula conforme orientado no modelo MAPP. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The classically trained teacher takes the classroom to the design of transmitting knowl-edge to students who learn through oral transmission the syllabus. Students in this teach- ing model become passive in the process of knowledge construction, with little active voice and making less use of the interpersonal interaction in this process. Making the student an active and operating being in their learning process in the midst of so many technologies offered, becomes a challenge sometimes unfair to teachers, who need to keep up and willing to learn new features to make the learning process in a more interactive and dynamic way. Applying Podcast in the school environment as a dynamic learning method, where the student becomes an active being, that through their audio recordings will demonstrate their level of learning and maturity in the material produced, contributing positively to future studies of people who may subsequently access the audios available. This labor proposes a Pedagogical Pattern using podcast as an aid tool in the teaching- learning process in a actively and collaboratively way. The MAPP model will help teacher preparing a blog as a discussion and sharing environment, applying the podcast in the classroom in pedagogical ways and sharing the work produced for the educational com- munity. A case study in a class of Biomedicine faculty of Brasilia was performed using the model. Students produced their own podcast episodes under teacher’s supervision, veri- fying the ability of the pedagogical usage of the podcast in the classroom as managed in the MAPP model.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2014.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons