Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9031
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AnaCarolinaMedeirosdeMoraes.pdf201,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O gênero entrevista a partir de uma experiência em sala de aula
Autor(es): Moraes, Ana Carolina Medeiros de
Orientador(es): Reis, Maria da Glória Magalhães dos
Assunto: Gêneros textuais
Linguagem e educação
Linguagem e línguas - estudo e ensino
Língua estrangeira - aprendizagem
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 18-Nov-2014
Referência: MORAES, Ana Carolina Medeiros de. O gênero entrevista a partir de uma experiência em sala de aula. 2014. 50 f. Monografia (Bacharelado em Letras Francês) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo a respeito da inserção do gênero entrevista na perspectiva de aprendizagem de língua estrangeira. O objetivo deste estudo é levantar questionamentos no que se refere à colocação de gêneros discursivos como modelos didáticos, em especial as decorrências do gênero entrevista como instrumento de auxílio no estudo de uma língua. O presente estudo se estrutura em três capítulos, a saber: o primeiro capítulo apresenta a fundamentação teórica, abrangendo noções de língua e linguagem, gêneros do discurso e gêneros orais; o segundo capítulo se baseia na metodologia utilizada, em que será feito o estudo de caso; finalmente o terceiro capítulo se fundamenta na análise de dados, em que será analisado todo o material obtido como instrumentos de pesquisa. A presente proposta visa, ainda, a uma exemplificação do gênero abordado em sala de aula, sustentada na análise acima mencionada.
Résumé: Ce travail présente une étude sur l'insertion du genre interview dans la perspective d’apprentissage de langue étrangère. Le but de cette étude est soulever des questionnements en ce qui concerne à placer des genres discoursifs comme modèles didactiques, en particulier les conséquences du genre interview comme un instrument d'aide à l'étude d'une langue. Cette étude se structure en trois chapitres, à savoir: le premier chapitre présente le fondement théorique, en englobant des notions de langue et de langage, des genres du discours et des genres oraux; le deuxième chapitre est basé sur la méthodologie utilisée, dans laquelle sera fait l'étude de cas; finalement le troisième chapitre est basé sur l'analyse des données, dans laquelle tout le matériel obtenu comme instruments de recherche seront analysées. La presente proposition vise, encore, à une exemplification du genre discuté en classe, soutenue dans l'analyse ci-dessus mentionnée .
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literatura, Monografia em Literatura, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Francês



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons