Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8998
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarceloReboucasFranceschet.pdf638,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A vedação à discriminação como princípio garantidor do direito fundamental ao trabalho digno : análise à luz de precedentes do Tribunal Superior do Trabalho
Autor(es): Franceschet, Marcelo Rebouças
Orientador(es): Pereira, Ricardo José Macedo de Britto
Assunto: Igualdade de oportunidades
Direitos civis
Teoria da Integridade
Trabalho - discriminação
Tribunal Superior do Trabalho (TST)
Data de apresentação: 2-Jul-2014
Data de publicação: 17-Nov-2014
Referência: FRANCESCHET, Marcelo Rebouças. A vedação à discriminação como princípio garantidor do direito fundamental ao trabalho digno: análise à luz de precedentes do Tribunal Superior do Trabalho. 2014. 59 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Na atualidade, as novas formas de trabalho, aliadas às crises econômicas que levam ao desemprego, contribuem para uma discriminação cada vez mais polifórmica no ambiente de trabalho. Para combater o avanço dos atos discriminatórios, muitos países – dentre eles o Brasil –, buscaram adotar uma legislação mais abrangente sobre a igualdade e a não-discriminação. Tal postura não só visa a prevenir e enfrentar a prática discriminatória, mas também a promover a igualdade de oportunidades e de tratamento nas relações de emprego. Consequentemente, limita e orienta a interpretação e o exercício do poder diretivo do empregador (princípio da liberdade). A presente pesquisa pretende, à luz da Teoria da Integridade, de Ronald Dworkin, analisar a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho relacionada à concorrência entre os princípios da vedação à discriminação (igualdade) e do poder diretivo do empregador (liberdade), como forma de reconstrução do direito fundamental ao trabalho digno.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2014.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons