Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8964
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LucasHenriqueGarcia.pdf169,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Empréstimos, estrangeirismos e neologismos : uma análise terminológica
Autor(es): Garcia, Lucas Henrique
Orientador(es): Carneiro, Marcos de Campos
Assunto: Empréstimos linguísticos
Estrangeirismos
Neologismo
Terminologia
Data de apresentação: 1-Jul-2014
Data de publicação: 12-Nov-2014
Referência: GARCIA, Lucas Henrique. Empréstimos, estrangeirismos e neologismos: uma análise terminológica. 2014. 29 f. Monografia (Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este artigo pretende discutir questões relativas ao uso de palavras oriundas de línguas estrangeiras no português do Brasil a partir de uma reflexão sobre termos de diferentes línguagens de especialidade. Para tanto, proceder-se-á a um panorama sobre as principais linhas teóricas da Terminologia, como a Teoria Geral da Terminologia (TGT), de EugenWüster, e a Socioterminologia, formalizada por François Gaudin (1993), com o objetivo de ilustrar a dicotomia existente no processo de enriquecimento do léxico brasileiro por termos estrangeiros. Analisaremos, então, os conceitos de empréstimo, estrangeirismo e neologismo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Línguas Estrangeiras Aplicadas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons