Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8952
Título: | A transitividade verbal em materiais didáticos |
Autor(es): | Santos, Glaucirlete Alves dos |
Orientador(es): | Pilati, Eloisa Nascimento Silva |
Assunto: | Livros didáticos Língua portuguesa - gramática Língua portuguesa - verbos Língua portuguesa - estudo e ensino Transitividade verbal |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 12-Nov-2014 |
Referência: | SANTOS, Glaucirlete Alves dos. A transitividade verbal em materiais didáticos. 2014. 29, [23] f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho tem a intenção de apresentar como a transitividade verbal é conceituada nas gramáticas tradicionais, de forma comparativa em como é ensinada nos livros didáticos de Língua Portuguesa. A transitividade verbal é conteúdo próprio dos currículos educacionais e dos livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental. É nessa fase escolar que o conteúdo introduzido e aprofundado. Mas, como os alunos o compreendem? Os métodos de ensino e os tipos de exercícios aplicados são mesmo eficazes? Facilitam ou dificultam o progresso do aprendizado?
Serão analisados diferentes pontos de vistas e formas de apresentação dos conceitos de transitividade e de seleção argumental demonstrados em gramáticas atualizadas e bem conceituadas. Em seguida, investigaremos livros didáticos vigentes e também examinaremos as orientações contidas no Guião de Implementação do Programa de Português do ensino básico (2011).
Além disso, conheceremos também como Duarte (2007) tratou o assunto em seu artigo. Duarte nos apresenta questões muito importantes e também nos mostra as limitações nos modelos tradicionais de se ensinar a transitividade verbal.
A intenção é identificar pontos fortes e também vulnerabilidades na forma de ensinar transitividade verbal e os termos da oração, desde o primeiro momento de aprendizagem. Esses pontos podem corroborar ou refutar modos de procedimento e opiniões de professores de português, teóricos e estudantes da Língua Portuguesa.
Que este trabalho contribua com uma reflexão voltada para um campo mais abrangente das formas e meios de ensinar o Português e que ajude a enfrentar de maneira mais conveniente as dúvidas e inquietações daqueles que não se contentam apenas em seguir modelos tradicionais e atuar com dedicação modesta no desenvolvimento pedagógico e intelectual humano. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons