Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pilati, Eloisa Nascimento Silva | - |
dc.contributor.author | Santos, Glaucirlete Alves dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Glaucirlete Alves dos. A transitividade verbal em materiais didáticos. 2014. 29, [23] f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho tem a intenção de apresentar como a transitividade verbal é conceituada nas gramáticas tradicionais, de forma comparativa em como é ensinada nos livros didáticos de Língua Portuguesa. A transitividade verbal é conteúdo próprio dos currículos educacionais e dos livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental. É nessa fase escolar que o conteúdo introduzido e aprofundado. Mas, como os alunos o compreendem? Os métodos de ensino e os tipos de exercícios aplicados são mesmo eficazes? Facilitam ou dificultam o progresso do aprendizado?
Serão analisados diferentes pontos de vistas e formas de apresentação dos conceitos de transitividade e de seleção argumental demonstrados em gramáticas atualizadas e bem conceituadas. Em seguida, investigaremos livros didáticos vigentes e também examinaremos as orientações contidas no Guião de Implementação do Programa de Português do ensino básico (2011).
Além disso, conheceremos também como Duarte (2007) tratou o assunto em seu artigo. Duarte nos apresenta questões muito importantes e também nos mostra as limitações nos modelos tradicionais de se ensinar a transitividade verbal.
A intenção é identificar pontos fortes e também vulnerabilidades na forma de ensinar transitividade verbal e os termos da oração, desde o primeiro momento de aprendizagem. Esses pontos podem corroborar ou refutar modos de procedimento e opiniões de professores de português, teóricos e estudantes da Língua Portuguesa.
Que este trabalho contribua com uma reflexão voltada para um campo mais abrangente das formas e meios de ensinar o Português e que ajude a enfrentar de maneira mais conveniente as dúvidas e inquietações daqueles que não se contentam apenas em seguir modelos tradicionais e atuar com dedicação modesta no desenvolvimento pedagógico e intelectual humano. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | en |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - gramática | en |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - verbos | en |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Transitividade verbal | en |
dc.title | A transitividade verbal em materiais didáticos | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-11-12T13:26:20Z | - |
dc.date.available | 2014-11-12T13:26:20Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-12T13:26:20Z | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/8952 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|