Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8952
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GlaucirleteAlvesdosSantos.pdf61,24 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPilati, Eloisa Nascimento Silva-
dc.contributor.authorSantos, Glaucirlete Alves dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Glaucirlete Alves dos. A transitividade verbal em materiais didáticos. 2014. 29, [23] f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho tem a intenção de apresentar como a transitividade verbal é conceituada nas gramáticas tradicionais, de forma comparativa em como é ensinada nos livros didáticos de Língua Portuguesa. A transitividade verbal é conteúdo próprio dos currículos educacionais e dos livros didáticos do 7º ano do ensino fundamental. É nessa fase escolar que o conteúdo introduzido e aprofundado. Mas, como os alunos o compreendem? Os métodos de ensino e os tipos de exercícios aplicados são mesmo eficazes? Facilitam ou dificultam o progresso do aprendizado? Serão analisados diferentes pontos de vistas e formas de apresentação dos conceitos de transitividade e de seleção argumental demonstrados em gramáticas atualizadas e bem conceituadas. Em seguida, investigaremos livros didáticos vigentes e também examinaremos as orientações contidas no Guião de Implementação do Programa de Português do ensino básico (2011). Além disso, conheceremos também como Duarte (2007) tratou o assunto em seu artigo. Duarte nos apresenta questões muito importantes e também nos mostra as limitações nos modelos tradicionais de se ensinar a transitividade verbal. A intenção é identificar pontos fortes e também vulnerabilidades na forma de ensinar transitividade verbal e os termos da oração, desde o primeiro momento de aprendizagem. Esses pontos podem corroborar ou refutar modos de procedimento e opiniões de professores de português, teóricos e estudantes da Língua Portuguesa. Que este trabalho contribua com uma reflexão voltada para um campo mais abrangente das formas e meios de ensinar o Português e que ajude a enfrentar de maneira mais conveniente as dúvidas e inquietações daqueles que não se contentam apenas em seguir modelos tradicionais e atuar com dedicação modesta no desenvolvimento pedagógico e intelectual humano.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLivros didáticosen
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - gramáticaen
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - verbosen
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordTransitividade verbalen
dc.titleA transitividade verbal em materiais didáticosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-11-12T13:26:20Z-
dc.date.available2014-11-12T13:26:20Z-
dc.date.issued2014-11-12T13:26:20Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8952-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons