Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8933
Título: | Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento : concepções da prática docente |
Autor(es): | Sousa, Valdivan da Silva Costa |
Orientador(es): | Mendes, Solange Alves de Oliveira |
Assunto: | Aprendizagem - avaliação Alfabetização Letramento |
Data de apresentação: | Dez-2013 |
Data de publicação: | 11-Nov-2014 |
Referência: | SOUSA, Valdivan da Silva Costa. Dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e letramento: concepções da prática docente. 2013. 40 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Esse estudo buscou investigar concepções da prática docente quanto às dificuldades de aprendizagem dos alunos nos processos de alfabetização e letramento. Recorri a algumas contribuições teóricas, tais como: Soares (1998); Morais (2012; 2005); Oliveira (2010; 2004); Ferreiro; Teberosky (1985) entre outros autores. O intuito foi realçar alguns aspectos teóricos relativos ao tema. Como instrumento metodológico, utilizei a entrevista semiestruturada que, conforme Szymanski (2002), é um procedimento de pesquisa que não possui roteiro fechado, pode ser visto como aberto, já que se baseia na fala do entrevistado. Os resultados, de um modo geral, apontaram para uma amplitude dos termos alfabetização e letramento, predominando, nos relatos, o segundo eixo. Além disso, alguns obstáculos de didatização, de formas de ensinar da leitura e da escrita, bem como limitações quanto aos alcances reais às diferentes demandas de aprendizagem presentes na sala de aula. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons