Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8932
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RafaellaSouzaCerveira.pdf7,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto autonomia : uma história em construção no Distrito Federal
Autor(es): Cerveira, Rafaella Souza
Orientador(es): Rodrigues, Maria Alexandra Militão
Assunto: Pedagogia - estudo e ensino
Formação profissional
Data de apresentação: 10-Out-2012
Data de publicação: 11-Nov-2014
Referência: CERVEIRA, Rafaella Souza. Projeto autonomia : uma história em construção no Distrito Federal. 2012. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho foi construído no formato de ensaio e visa obtenção de título de licenciada em pedagogia pela Universidade de Brasília. O objetivo foi investigar a história do Projeto Autonomia, como experiência inovadora na educação do Distrito Federal, desde seu início em 2010, com pais desejosos de mudar a educação oferecida aos seus filhos, até setembro de 2012, com um grupo mais amplo organizado na Universidade de Brasília – Faculdade de Educação e Instituto de Psicologia – em um processo colaborativo com escolas associativas e públicas, em especial a Escola Classe 209 Sul. Durante a narrativa apresento os atores envolvidos, os processos formativos vivenciados nesse coletivo, as dificuldades e avanços na construção de uma educação mais democrática e autônoma. Tendo sido parte atuante nesse processo pedagógico, utilizo como instrumentos de análise a minha própria memória, além de documentos, fotos, entrevistas e discussões em ambientes virtuais. A narrativa do processo vivido está organizada em quatro momentos. Ao final de cada um deles faço uma reflexão mais subjetiva por meio de cartas ao meu tataraneto fictício “Emílio”. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work was built in essay format and aims to obtain the title of a degree in pedagogy from Universidade de Brasília. The objective was to investigate the history of Projeto Autonomia, innovative experience in education as Distrito Federal, since its inception in 2010, with parents willing to change the education offered to their children, until September 2012, with a wider group organized at Universidade de Brasília – Education Faculty and Psychology Institute - in a collaborative process with public schools and associations, in particular the Escola Classe 209 Sul. During the narration presenting the actors involved, the formative processes faced by this collective, the difficulties and advances in constructing an education more democratic and autonomous. Having been an active part of this educational process, using analysis tools like my own memory, as well as documents, photos, interviews and discussions in virtual environments. The narrative of the living process is organized into four stages. At the end of each of them I make a more subjective reflection by writing letters to my fictious greatgrandson "Emílio".
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2012.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.