Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8929
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MonicadeCarvalhoRosa.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Participação política digital e coprodução de projetos de lei em redes sociais governamentais : o caso do portal e-democracia
Autor(es): Rosa, Monica de Carvalho
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Governo eletrônico
Democracia participativa
Democracia
Data de apresentação: 9-Jul-2014
Data de publicação: 11-Nov-2014
Referência: ROSA, Monica de Carvalho. Participação política digital e coprodução de projetos de lei em redes sociais governamentais: o caso do portal e-democracia. 2014. il., 75 f. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo estudar o governo eletrônico, mais especificamente o portal governamental e-Democracia, procurando compreender como se dá o processo participativo no mesmo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, utilizando a etnografia virtual, entrevista e análise documental. Ao final, foi possível concluir que o processo participativo é simples. Por meio dele se exerce o controle social. O mesmo possui como vantagem a expansão da democracia e a aproximação entre os deputados e a sociedade. O portal limita-se quanto à navegabilidade e layout. As ferramentas possuem características híbridas dos modelos de gestão burocrático, gerencial e societal. Os níveis de interatividade são mesclados: a classificação varia de acordo com o propósito das ferramentas de participação, podendo ter mais de um nível em cada um dos instrumentos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons