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dc.contributor.advisorAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de-
dc.contributor.authorSantos, Talyta Reis dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Talyta Reis dos. O lugar do infantil na formação de professores e alunos das séries iniciais. 2014. 60 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.en
dc.description.abstractDesenvolvido com professores as séries iniciais em escola da rede pública de ensino (Escola Classe 113 Norte - Brasília) ,tendo como tema a compreensão do lugar do infantil na constituição do humano. Para Freud, o aparelho psíquico não é dado desde as origens, tempo e memória são elementos constitutivos da experiência subjetiva, daí a importância de se tomar a perspectiva histórica na compreensão da subjetividade docente e da própria teoria psicanalítica. Pretendeu-se assim aprofundar teoricamente o trabalho com a memória educativa e história de vida de professores atuantes e alunos, no sentido de reconhecer a importância das experiências subjetivas vividas pelo sujeito e seus laços com a constituição da identidade docente; reconhecer também os desafios enfrentados nas complexas relações entre objetividade, subjetividade e o lugar do infantil na formação de professores, alunos e as possíveis implicações na prática pedagógica. A metodologia fundamentada na abordagem qualitativa, estudo exploratório, utilizou de ferramentas conceituais advindas da teoria psicanalítica, assim como o compartilhamento da possível conexão entre Psicanálise e Educação, apontando-se suas implicações no campo da arte, em especial, a cinematográfica e o desenho além da contação de história utilizada nas atividades com os alunos. Para os 25 professores inscritos, após a reunião inicial, foram apresentados o curso de extensão, com a leitura do folder da proposta e do conteúdo programático com uma grande adesão e participação. Com as crianças foram planejados 4 encontros com uma turma do 1º ano de 17 alunos, sendo 8 meninas e 9 meninos. As atividades principais foram a história de vida, a confecção da caixa de memória com fotos e brinquedos, a contação de história, a elaboração de desenhos e conversas em roda. As análises de dados satisfatoriamente apontaram que a psicanálise pode se vincular à educação, não como forma explicita do aprender, mas nas relações implícitas, no cuidado com as marcas inscritas reconhecendo a importância do infantil na constituição da subjetividade de professores e alunos das series iniciais. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractDeveloped with teachers in the early grades of school public school ( Class School 113 North - Brasilia), on the subject of understanding the place of the child in the human constitution. For Freud, the psychic apparatus is not given from the beginning, time and memory are essential components of subjective experience, hence the importance of taking the historical perspective in understanding the teacher subjectivity and theory of psychoanalysis. The intention was thus theoretically deepen the work with the educational memory and life history of acting teachers and students to recognize the importance of the subjective experiences of the subject and its ties with the formation of teacher identity, also recognize the challenges faced in complex relationships between objectivity and subjectivity in place of child training of teachers, students and the possible implications for pedagogical practice. The approach based on qualitative, exploratory study used methodology of conceptual tools arising from psychoanalytic theory, as well as sharing the possible connection between psychoanalysis and education, pointing out its implications in the field of art, especially the film and design beyond used in storytelling activities with students. For the 25 teachers enrolled after the initial meeting, the extension course, from reading the folder of the proposal and syllabus with a large membership and participation were presented. With children 4 meetings with a group of 1st year of 17 students, 8 girls and 9 boys were planned. The main activities were the life story of the making of the memory box with photos and toys, the storytelling, the preparation of drawings and conversations wheel. Data analyzes showed satisfactorily that psychoanalysis can be linked to education, not as explicit form of learning, but the implicit relations, care for the brands included recognizing the importance of the child in the constitution of subjectivity of teachers and students of the initial series.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPsicanálise e educaçãoen
dc.subject.keywordSubjetividade - educaçãoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.titleO lugar do infantil na formação de professores e alunos das séries iniciaisen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-11-07T13:02:33Z-
dc.date.available2014-11-07T13:02:33Z-
dc.date.issued2014-11-07T13:02:33Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8909-
dc.language.isoPortuguêsen
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