Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8908
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RenatoArthurFrancoRodrigues.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas para o fortalecimento institucional do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) : uma breve análise
Autor(es): Rodrigues, Renato Arthur Franco
Orientador(es): Almeida, Valéria Gentil
Assunto: Políticas públicas
Governança ambiental
Responsabilidade
Administração pública
Data de apresentação: 8-Jul-2014
Data de publicação: 7-Nov-2014
Referência: RODRIGUES, Renato Arthur Franco. Políticas públicas para o fortalecimento institucional do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA): uma breve análise. 2014. 84 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho consiste em uma breve análise visando compreender se as políticas públicas adotadas (PNMA I e II, PNC, SPRN, Comissões Tripartites) pelo governo federal conseguiram promover o melhoramento das capacidades institucionais e governança ambiental do ponto de vista do fortalecimento institucional das instituições ambientais. Os procedimentos metodológicos foram a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo com análise de dados primários e secundários das organizações federais e estaduais de meio ambiente, onde foram detectados alguns gargalos de capacidades institucionais relacionadas ao planejamento estratégico, aos recursos humanos, à tecnologia da informação e à sistemática de monitoramento e avaliação. Conclui-se, então, que futuros programas de fortalecimento das instituições ambientais estaduais e federais devem focalizar em políticas de capacitação e alinhamento de recursos humanos; no aprimoramento do planejamento estratégico destas instituições; na estruturação e implantação de sistemáticas de monitoramento e avaliação destas organizações e na melhoria e ampliação da infraestrutura de Tecnologia da Informação. Ademais, o aprimoramento da governança destas instituições também passa pelo fortalecimento da participação e do envolvimento da sociedade civil, pela descentralização das decisões e pelo estabelecimento de mecanismos de transparência e responsabilização dos agentes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons