Título: | Consolidando as diretrizes pedagógicas do bloco inicial de alfabetização |
Autor(es): | Cabral, Cibele da Costa Veloso |
Orientador(es): | Santos, Rita Silvana Santana dos |
Assunto: | Alfabetização Alfabetização - diretrizes pedagógicas Professores - prática profissional |
Data de apresentação: | 18-Mai-2013 |
Data de publicação: | 4-Nov-2014 |
Referência: | CABRAL, Cibele da Costa Veloso. Consolidando as diretrizes pedagógicas do bloco inicial de alfabetização. 2013. 35 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo analisar a aplicação das Diretrizes Pedagógicas do Bloco Inicial de Alfabetização na prática de sala de aula construída pelo professor atuante daquela política pública educacional, entendendo-se que a aprovação automática não é um fator negativo e que se faz necessário um trabalho efetivo e pontual nos dois primeiros anos, para que o terceiro não seja de fato um problema. A pesquisa foi realizada em escolas públicas do Distrito Federal, localizadas no Núcleo Bandeirante e na Cidade Estrutural. Apesar das diferenças em números de salas de aula e da comunidade assistida, as escolas apresentam os mesmo desafios no tocante à implantação do Bloco em questão, tendo como principal queixa, a estrutura física das escolas, o número de alunos em sala de aula e a falta de pessoal de apoio na realização dos projetos contidos em sua proposta pedagógica. De cunho qualitativo, a pesquisa cientifica permitiu que o objeto de estudo pudesse ser mais bem compreendido quando observado por meio do contexto em que está inserido, realizando-se, a partir de pesquisas bibliográficas e de campo, a utilização das observações, entrevistas e oficinas realizadas nas escolas pesquisadas, a fim de atingir o objetivo proposto. Concluiu-se que é preciso romper com algumas barreiras, tais como: a falta de pessoas na execução dos reagrupamentos e projeto interventivo, o espaço e tempo escolar, entre outros aspectos que impedem de alcançar o êxito no trabalho pedagógico. Faz-se necessário um fortalecimento do trabalho coletivo na escola e uma compreensão maior do trabalho com ciclos de aprendizagens, para que o Bloco analisado seja aplicado com sucesso na realidade escolar. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
Aparece na Coleção: | Coordenação Pedagógica
|