Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8890
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FabianaLeonardodeOliveira.pdf396,57 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorOliveira, Fabiana Leonardo de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fabiana Leonardo de. O papel do coordenador pedagógico em relação à formação continuada dos professores na perspectiva da gestão democrática. 2013. 38 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractEste trabalho objetivou analisar como o coordenador pedagógico articula os processos de formação continuada dos professores no âmbito da escola a partir dos princípios de uma gestão democrática. Para tanto, foi realizado um estudo de caso numa escola de educação infantil localizada no Lago Sul /DF que atende a crianças do Paranoá e Itapoã. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado aos professores, monitoras e equipe técnica formada pela orientadora educacional, diretora e psicóloga. Os dados coletados permitiram traçar um paralelo das ações do coordenador pedagógico desenvolvidas no processo de gestão democrática, dentre elas o diálogo e a participação coletiva no tempo espaço da coordenação Pedagógica. Conclui-se que a articulação e a mediação de conhecimento da equipe pedagógica é favorecida pela articulação do coordenador pedagógico que fomenta a formação dos docentes aos moldes dos princípios da gestão democrática, fomentando a participação do coletivo nas decisões. Na escola pesquisada os profissionais acreditam que a gestão democrática ínsita a participação, incentiva a atitude de sujeitos críticos, reflexivos e transformadores, capazes de refletir sobre suas ações, com vistas a produzir saberes que lhes permitam avançar em práticas pedagógicas mais significativas e relevantes para atender as demandas da sociedade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadaen
dc.subject.keywordGestão escolar democráticaen
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicosen
dc.titleO papel do coordenador pedagógico em relação à formação continuada dos professores na perspectiva da gestão democráticaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-11-04T20:16:59Z-
dc.date.available2014-11-04T20:16:59Z-
dc.date.issued2014-11-04T20:16:59Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8890-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons