Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8852
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElianaRamosDeAraujoReis.pdf253,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da coordenação pedagógica na perspectiva da gestão democrática
Autor(es): Reis, Eliana Ramos de Araujo
Orientador(es): Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Gestão escolar democrática
Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Articulador pedagógico
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: REIS, Eliana Ramos de Araujo. A importância da coordenação pedagógica na perspectiva da gestão democrática. 2013. 31 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho trata da análise do papel do coordenador pedagógico no contexto de gestão democrática. Reflete o processo de gestão democrática nas escolas públicas aqui no DF, destacando também os papeis que permeiam a democracia escolar e os desafios do coordenador pedagógico frente à organização do trabalho escolar. Como também sobre o desdobramento de suas atribuições e compromisso com processo pedagógico da unidade de ensino, respeitando nesse movimento as distintas vozes que se manifestam no âmbito escolar. A pesquisa realizada se concretizou por meio de questionários com a equipe docente, onde os resultados encontrados mostraram que há um reconhecimento do papel do gestor no processo de gestão democrática, porém, apontaram o distanciamento do papel do coordenador e sua atribuição quanto ao trabalho pedagógico da unidade escolar. Considerando que a gestão democrática é vista como uma nova forma de administrar, cabe o coordenador assumir a seu papel de articulador com o foco principal na função pedagógica, articulando com todos os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em busca de resultados positivos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons