Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8852
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElianaRamosDeAraujoReis.pdf253,85 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorReis, Eliana Ramos de Araujo-
dc.identifier.citationREIS, Eliana Ramos de Araujo. A importância da coordenação pedagógica na perspectiva da gestão democrática. 2013. 31 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho trata da análise do papel do coordenador pedagógico no contexto de gestão democrática. Reflete o processo de gestão democrática nas escolas públicas aqui no DF, destacando também os papeis que permeiam a democracia escolar e os desafios do coordenador pedagógico frente à organização do trabalho escolar. Como também sobre o desdobramento de suas atribuições e compromisso com processo pedagógico da unidade de ensino, respeitando nesse movimento as distintas vozes que se manifestam no âmbito escolar. A pesquisa realizada se concretizou por meio de questionários com a equipe docente, onde os resultados encontrados mostraram que há um reconhecimento do papel do gestor no processo de gestão democrática, porém, apontaram o distanciamento do papel do coordenador e sua atribuição quanto ao trabalho pedagógico da unidade escolar. Considerando que a gestão democrática é vista como uma nova forma de administrar, cabe o coordenador assumir a seu papel de articulador com o foco principal na função pedagógica, articulando com todos os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em busca de resultados positivos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicosen
dc.subject.keywordGestão escolar democráticaen
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - escolas públicasen
dc.subject.keywordArticulador pedagógicoen
dc.titleA importância da coordenação pedagógica na perspectiva da gestão democráticaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-10-30T17:34:13Z-
dc.date.available2014-10-30T17:34:13Z-
dc.date.issued2014-10-30T17:34:13Z-
dc.date.submitted2013-05-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8852-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons