Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8849
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FabríziaOliveiraDeMoraes.pdf484,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A avaliação institucional como instrumento de identificação dos fatores da reprovação escolar
Autor(es): Moraes, Fabrízia Oliveira de
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Avaliação institucional
Reprovação escolar
Escolas - função social
Fracasso escolar
Data de apresentação: 3-Abr-2013
Data de publicação: 30-Out-2014
Referência: MORAES, Fabrízia Oliveira de. A avaliação institucional como instrumento de identificação dos fatores da reprovação escolar. 2013. [32] f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa busca por meio da Avaliação Institucional uma reflexão sobre os motivos que levam o(a) aluno(a) à reprovação, cujo objetivo geral é analisar se o processo da Avaliação Institucional está voltado para a eliminação ou redução da reprovação nas séries finais do Ensino Fundamental. A avaliação da escola abre caminho para resolução de problemas concretos vividos por toda comunidade escolar. Fazer uma reflexão sobre o fracasso escolar utilizando a Avaliação Institucional é uma forma de provocar em todos os envolvidos nesse processo, novas possibilidades de inclusão e de divisão de responsabilidades. Para uma melhor compreensão deste processo, a pesquisa também relatou um pouco sobre os fundamentos da avaliação educacional, função social da escola e o do projeto papel político pedagógico dentro desse processo. Os principais teóricos que embasaram este trabalho foram: Maria Teresa Esteban, Luiz Carlos Freitas e Maria Regina Lemes de Sordi. A pesquisa foi realizada em escola pública dos anos finais do Ensino Fundamental, responderam ao questionário professores, orientador educacional, coordenador pedagógico e gestores. A maioria respondeu que a Avaliação Institucional é de extrema importância para a melhoria na qualidade da escola pública. Também ficou demonstrado que o grupo ainda possui receio de avaliar e ser avaliado. Apesar de o fracasso escolar ficar em terceiro lugar na pauta dos indicadores da Avaliação Institucional dessa escola, percebi que esse tema provocou uma reflexão no grupo e deixou uma inquietação sobre essa abordagem, como pôde ser constatado na análise dos dados.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons