Resumo: | Na perspectiva de levantar e estimular o conhecimento sobre a importância dos estudos das Artes Visuais nas séries iniciais do ensino fundamental I se faz necessário envolver o aluno nos processos deste ensino de forma dialógica e interativa, analisando o universo das Artes Visuais e das imagens, criando amplas possibilidades de uma integração para o desenvolvimento da sensibilidade, percepção, reflexão e proporcionando vivências integradoras das modalidades artísticas, que compõem a matriz curricular das unidades educacionais, como: desenho, pintura, fotografia, colagem e audiovisual. Sendo selecionados metodologias e materiais adequados para incentivar e chamar a atenção do aluno para que o mesmo sinta-se instigado a pesquisar a procurar se expressar e se integrar ao estudo da arte, onde através da observação e da participação do estudante o educador irá auxiliar cada aluno individualmente conforme a sua necessidade para complementar e construir novos conhecimentos percebendo que através da arte e da imagem pode se vivenciar diferentes tempos, espaços territoriais, culturais e imaginários. Dessa forma a mesma passa a ter eficácia na vida do educando desde cedo, onde não é mais vista como uma disciplina obrigatória, passando a promover o desenvolvimento cultural na vida dos estudantes, através das imagens como produtos de intenções pessoais, ou seja, espaços possíveis de encantamentos, questionamentos, dúvidas e desejos. Observa-se que a educação em artes, passa a ser uma prática que está sendo desenvolvida, produzida, reconstruída através de experiências. Pois a educação mediante a arte se constitui como um movimento educativo cultural, que procura despertar uma consciência significativa de um novo saber no educando dentro dos grupos sociais ao qual ele pertence. Cabe a professores e estudantes serem protagonistas nesse processo de educação visual, experimentando novos pontos de vista e novas formas de olhar, desenvolvendo o sentido crítico de investigação e criatividade. Podendo vislumbrar diante das atitudes solidárias, de respeito com adversidade cultural gerada de um trabalho realizado com dedicação. |