Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8836
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ RamonDaSilvaAndrade.pdf206,82 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSimas, Renée Gunzburger-
dc.contributor.advisorBarroso, Wilton-
dc.contributor.authorAndrade, Ramon da Silva-
dc.identifier.citationANDRADE, Ramon da Silva. O estudo das artes visuais no ensino fundamental 1. 2013. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Posse, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, 2013. Curso de Licenciatura em Artes Visuais.en
dc.description.abstractNa perspectiva de levantar e estimular o conhecimento sobre a importância dos estudos das Artes Visuais nas séries iniciais do ensino fundamental I se faz necessário envolver o aluno nos processos deste ensino de forma dialógica e interativa, analisando o universo das Artes Visuais e das imagens, criando amplas possibilidades de uma integração para o desenvolvimento da sensibilidade, percepção, reflexão e proporcionando vivências integradoras das modalidades artísticas, que compõem a matriz curricular das unidades educacionais, como: desenho, pintura, fotografia, colagem e audiovisual. Sendo selecionados metodologias e materiais adequados para incentivar e chamar a atenção do aluno para que o mesmo sinta-se instigado a pesquisar a procurar se expressar e se integrar ao estudo da arte, onde através da observação e da participação do estudante o educador irá auxiliar cada aluno individualmente conforme a sua necessidade para complementar e construir novos conhecimentos percebendo que através da arte e da imagem pode se vivenciar diferentes tempos, espaços territoriais, culturais e imaginários. Dessa forma a mesma passa a ter eficácia na vida do educando desde cedo, onde não é mais vista como uma disciplina obrigatória, passando a promover o desenvolvimento cultural na vida dos estudantes, através das imagens como produtos de intenções pessoais, ou seja, espaços possíveis de encantamentos, questionamentos, dúvidas e desejos. Observa-se que a educação em artes, passa a ser uma prática que está sendo desenvolvida, produzida, reconstruída através de experiências. Pois a educação mediante a arte se constitui como um movimento educativo cultural, que procura despertar uma consciência significativa de um novo saber no educando dentro dos grupos sociais ao qual ele pertence. Cabe a professores e estudantes serem protagonistas nesse processo de educação visual, experimentando novos pontos de vista e novas formas de olhar, desenvolvendo o sentido crítico de investigação e criatividade. Podendo vislumbrar diante das atitudes solidárias, de respeito com adversidade cultural gerada de um trabalho realizado com dedicação.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordEstudantes - formaçãoen
dc.subject.keywordDesenvolvimento culturalen
dc.subject.keywordImagens - leituraen
dc.subject.keywordEnsino fundamentalen
dc.titleO estudo das artes visuais no ensino fundamental 1en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-10-29T11:16:03Z-
dc.date.available2014-10-29T11:16:03Z-
dc.date.issued2014-10-29T11:16:03Z-
dc.date.submitted2013-07-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8836-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons