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dc.contributor.advisorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorSantos, Maria da Glória Sousa-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria da Glória Sousa. A gestão democrática como princípio articulador da coordenação pedagógica no cotidiano escolar. 2013. 36 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo identificar como os princípios da gestão democrática podem colaborar com o trabalho da coordenação pedagógica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa numa escola pública da cidade de São Sebastião. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário aplicado aos gestores, professores e coordenadores pedagógicos. Obteve, a partir dos dados, que um dos grandes desafios da gestão democrática está em construir e desenvolver na escola um trabalho no qual possa ser discutido o reconhecimento e valorização da identidade do coordenador pedagógico. No convívio democrático é necessário valorizar cada grupo, pois a escola é um espaço importante no processo de integração da comunidade. Para a coordenação pedagógica, planejar junto aos professores é um desafio que exige que o coordenador pedagógico centralize suas ações no grupo de professores em busca de promover a aprendizagem dos alunos. Tal situação se configura em desafio, pois como integrante da equipe gestora o coordenador pedagógico articula essa mediação entre professores e direção escolar e implica que este priorize tal atividade não desempenhando outras funções na escola. A coordenação pedagógica juntamente com a equipe gestora busca desenvolver projetos educativos que auxiliam no bom andamento da escola, visando à aprendizagem dos alunos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGestão escolar democráticaen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordEscolas públicasen
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicaen
dc.titleA gestão democrática como princípio articulador da coordenação pedagógica no cotidiano escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-10-23T18:17:44Z-
dc.date.available2014-10-23T18:17:44Z-
dc.date.issued2014-10-23T18:17:44Z-
dc.date.submitted2013-05-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8766-
dc.language.isoPortuguêsen
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