Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8738
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_NiriaCostaAssis.pdf779,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: SLOWFOOD : princípios, estratégias e valores dos associados do convivium Slowfood Cerrados
Autor(es): Assis, Níria Costa
Orientador(es): Brito, Maria Júlia Pantoja de
Assunto: Movimento Slowfood
Slowfood Cerrados
Data de apresentação: 13-Jun-2014
Data de publicação: 23-Out-2014
Referência: ASSIS, Níria Costa. SLOWFOOD: princípios, estratégias e valores dos associados do convivium Slowfood Cerrados. 2014. 41 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Diante da sociedade contemporânea o estilo de vida das pessoas tem sido moldado pelo ritmo da globalização. Diante desse contexto, o movimento Slowfood contribui disseminando seus princípios, com a proposta de mudança do comportamento dos consumidores. Este estudo pretende descrever as atividades realizadas e as estratégias traçadas para a formação de uma consciência social no DF, bem como analisar quais valores estão associados às pessoas que integram o convivium Slowfood Cerrados. Para essa pesquisa foram utilizados como métodos, tanto abordagens de natureza qualitativa quanto quantitativa. No que se refere ao enfoque qualitativo, foram conduzidas técnicas de análise documental e análise de conteúdo por meio de entrevistas semiestruturadas. Quanto à abordagem quantitativa, foi realizado estudo de campo do tipo survey. Para tanto foi utilizada escala de medida de valores individuais previamente validada. Os dados obtidos indicaram que o movimento Slowfood atua em forma de rede, que o processo de gestão do convivium é pouco sistematizado, porém apresenta forte influência na mudança de comportamento dos seus associados. Além disso verificou-se que o perfil de valores dos membros do convivium Slowfood Cerrados se estruturam predominantemente em duas categorias: autotranscedência e abertura à mudança. Apesar de apresentar grande contribuição para a conscientização alimentar no Brasil o movimento Slowfood ainda é um grande desafio.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Gestão de Agronegócios, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons