Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8736
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JoaoRicardoBarretoCalacia.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo do potencial climático da região do Distrito Federal para a produção de uvas destinadas à elaboração de vinhos finos
Autor(es): Calácia, João Ricardo Barreto
Orientador(es): Maggiotto, Selma Regina
Assunto: Distrito Federal (DF) - potencial climático para vinícolas
Uvas viníferas - produção
Uva - cultivo
Vinícolas
Data de apresentação: 9-Jul-2014
Data de publicação: 23-Out-2014
Referência: CALÁCIA, João Ricardo Barreto. Estudo do potencial climático da região do Distrito Federal para a produção de uvas destinadas à elaboração de vinhos finos. 2014. iii, 36 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Tendo em vista a expressiva demanda do Distrito Federal por vinhos finos, juntamente com a ciência da existência de vinhedos no Entorno, foi realizado um estudo do potencial climático da região para a produção de uvas viníferas utilizando o Sistema de Classificação Climática Multicritérios Geovitícola – CCM, desenvolvido por Tonietto e Carbonneau (2004). Para tanto, foram utilizados dados de temperatura e precipitação pluviométrica de 45 estações climatológicas e/ou pluviométricas. Foram analisados dois períodos distintos: primavera-verão, que apresentou clima vitícola quente, úmido, de noites temperadas a quentes; e outono-inverno, de clima quente, moderadamente seco e de noites temperadas. O resultado foi comparado com outras regiões produtoras de vinho no Brasil e no mundo e tanto o clima vitícola do período primavera-verão como o do período outono-inverno, apresentaram semelhança com climas de outras regiões produtoras. Ao final do trabalho, constatou-se que a melhor maneira de condução da cultura é reservar o período primavera-verão para o desenvolvimento vegetativo da videira. A produção de uvas deve se concentrar no período outono-inverno, por reunir condições favoráveis para a cultura, ressaltando-se, porém, a necessidade de irrigação. Concluiu-se, por fim, que a região apresenta potencial para produzir diferentes variedades de uvas destinadas à elaboração de vinhos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2014.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons