Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8701
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MalenaBonfimPereira.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Das nascentes literárias ao rio abensonhado : o processo de construção dramatúrgica do espetáculo abensonhar
Autor(es): Pereira, Malena Bonfim
Orientador(es): Carneiro, Felícia Johansson
Assunto: Dramaturgia
Transcriação
Couto, Mia, 1955-
Personagens - construção
Data de apresentação: 4-Jul-2014
Data de publicação: 20-Out-2014
Referência: PEREIRA, Malena Bonfim. Das nascentes literárias ao rio abensonhado: o processo de construção dramatúrgica do espetáculo abensonhar. 2014. 123 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso inspirado no livro de Mia Couto, Estórias Abensonhadas. Este TCC está estruturado em IV capítulos e relata a experiência da autora na criação da personagem Amadalena, além de sua participação como atriz-autora da peça tetral inspirada na obra de Couto. No primeiro capítulo apresenta a composição do início do projeto e também sobre a obra de Mia, relatando quais as características da sua literatura e o porquê dele servir como base do trabalho, além de um estudo sobre o Estórias Abensonhadas e as outras adaptações feitas a partir da obra de Couto. No capítulo II, a autora discorre sobre diversos conceitos que denominam uma peça feita a partir de uma obra literária. Apresenta os conceitos de adaptação, tradução intersemiótica, tradução coletiva e transcriação, considerando as características destes conceitos até chegar a uma conclusão de qual deles corresponde ao que foi o nosso processo. No terceiro capítulo, desenrola um registro do processo, focando na construção da dramaturgia. Desde os primeiros passos para a escolha dos contos, até a última versão do espetáculo. Todo o caminho percorrido das nascentes literárias ao rio Abensonhar. Analisa o percurso utilizando dos conceitos de processo colaborativo e dramaturgia em processo, relatando os meios que usados para construir o espetáculo. Atentando-se às particularidades e dificuldades de se fazer um espetáculo a partir de uma obra literária. Também discorre sobre as diferenças entre a primeira e a segunda versão do espetáculo. No último capítulo, discorre sobre a personagem: Amadalena. Relata como foi a construção da personagem além da participação como atriz-autora no espetáculo. Retrata, especificamente, como seu deu a construção das duas versões das cenas em que a personagem conta a sua estória.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons