Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8701
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MalenaBonfimPereira.pdf1,4 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarneiro, Felícia Johansson-
dc.contributor.authorPereira, Malena Bonfim-
dc.identifier.citationPEREIRA, Malena Bonfim. Das nascentes literárias ao rio abensonhado: o processo de construção dramatúrgica do espetáculo abensonhar. 2014. 123 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2014.en
dc.description.abstractTrabalho de Conclusão de Curso inspirado no livro de Mia Couto, Estórias Abensonhadas. Este TCC está estruturado em IV capítulos e relata a experiência da autora na criação da personagem Amadalena, além de sua participação como atriz-autora da peça tetral inspirada na obra de Couto. No primeiro capítulo apresenta a composição do início do projeto e também sobre a obra de Mia, relatando quais as características da sua literatura e o porquê dele servir como base do trabalho, além de um estudo sobre o Estórias Abensonhadas e as outras adaptações feitas a partir da obra de Couto. No capítulo II, a autora discorre sobre diversos conceitos que denominam uma peça feita a partir de uma obra literária. Apresenta os conceitos de adaptação, tradução intersemiótica, tradução coletiva e transcriação, considerando as características destes conceitos até chegar a uma conclusão de qual deles corresponde ao que foi o nosso processo. No terceiro capítulo, desenrola um registro do processo, focando na construção da dramaturgia. Desde os primeiros passos para a escolha dos contos, até a última versão do espetáculo. Todo o caminho percorrido das nascentes literárias ao rio Abensonhar. Analisa o percurso utilizando dos conceitos de processo colaborativo e dramaturgia em processo, relatando os meios que usados para construir o espetáculo. Atentando-se às particularidades e dificuldades de se fazer um espetáculo a partir de uma obra literária. Também discorre sobre as diferenças entre a primeira e a segunda versão do espetáculo. No último capítulo, discorre sobre a personagem: Amadalena. Relata como foi a construção da personagem além da participação como atriz-autora no espetáculo. Retrata, especificamente, como seu deu a construção das duas versões das cenas em que a personagem conta a sua estória.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDramaturgiaen
dc.subject.keywordTranscriaçãoen
dc.subject.keywordCouto, Mia, 1955-en
dc.subject.keywordPersonagens - construçãoen
dc.titleDas nascentes literárias ao rio abensonhado : o processo de construção dramatúrgica do espetáculo abensonharen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2014-10-20T16:23:44Z-
dc.date.available2014-10-20T16:23:44Z-
dc.date.issued2014-10-20T16:23:44Z-
dc.date.submitted2014-07-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8701-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons