Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8662
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ThiagoRodriguesCunha.pdf2,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Remoção segura de arquivos em EXT3 : técnicas para evitar a recuperação de dados
Autor(es): Cunha, Thiago Rodrigues
Orientador(es): Gondim, João José Costa
Assunto: Dados - recuperação
Sistemas de arquivos
Forense digital
Data de apresentação: 18-Ago-2014
Data de publicação: 14-Out-2014
Referência: CUNHA, Thiago Rodrigues. Remoção segura de arquivos em EXT3: técnicas para evitar a recuperação de dados. 2014. ix, 112 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de baixo nível com análise de estruturas de dados do sistema de arquivos EXT3 com o intuito de propor e avaliar estratégias para evitar a recuperação de arquivos. Desenvolvemos uma ferramenta capaz de atuar nas estruturas de dados desse sistema e oferecemos uma análise sobre a remoção segura um arquivo baseado no funcionamento dos softwares de recuperação de dados.
Abstract: This paper presents a study of low-level analysis of structures data from EXT3 file systems in order to propose and evaluate strategies to prevent files data recovery. Wedeveloped a tool able to work on EXT3 data structures and provide an analysis on wiping files based on the operation of data recovery software.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2014.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons