Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8527
Título: | Cotas e gênero - mulher negra e lésbica : breve reflexão sobre uma trajetória para a universidade |
Autor(es): | Brasil, Thelma Rodrigues |
Orientador(es): | Sá, Guilherme José da Silva e |
Assunto: | Programas de ação afirmativa Sistema de cotas Negros - educação Mulheres |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 3-Out-2014 |
Referência: | BRASIL, Thelma Rodrigues. Cotas e gênero - mulher negra e lésbica: breve reflexão sobre uma trajetória para a universidade. 2014. 60 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | A partir de dados biográficos de Lúcia, mulher negra, lésbica e pobre da periferia de Brasília que, por meio do sistema de cotas raciais, ingressa na Universidade de Brasília no segundo semestre de 2009, o texto aborda a recente ampliação desse sistema para 50% das vagas das universidades federais, tecendo considerações acerca da trajetória negra ao longo da história: a “democracia racial brasileira”; a escola na educabilidade e sua instrumentalização com vistas à governamentalidade do Estado moderno; papel reservado para a antropologia nesse contexto; ressalta o quanto se espera do considerável potencial do novel sistema para aplainar os caminhos da busca pela construção, no nosso país, de uma sociedade mais igualitária. __________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper analyzes Brazilian quotas system using Lucia’s life story as a study case. Lucia is a black, lesbian woman from a poor Brasilia neighborhood, who enters the University of Brasilia in the second semester of 2009. The text describes the recent growth of this system in Brazilian Federal universities and the historical background of black people in politics. Using Bourdieu’s concept of governamentality, it shows the roll the Government plays in educating citizens on how to be governed on their (Government) best interest, employing human characteristic of educabil-ity. Finally, it unveils the potential the new quota system has to change Brazilian society into a more fair and equal one. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2014. |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Antropologia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons