Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/852
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_SérgioRicardoCarvalhoNoleto.pdf26,91 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As estruturas metálicas das edificações como sistema de proteção contra descargas atmosféricas
Autor(es): Noleto, Sérgio Ricardo Carvalho
Orientador(es): Silva, Alcides Leandro da
Assunto: Estruturas metálicas
Raios
Pára-raios
Data de apresentação: Dez-2006
Data de publicação: 19-Fev-2010
Referência: NOLETO, Sérgio Ricardo Carvalho. As estruturas metálicas das edificações como sistema de proteção contra descargas atmosféricas. 2006. 139 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: A importância da proteção contra descargas atmosféricas, utilizando as partes metálicas embutidas nas colunas e vigamentos das edificações como meios de escoamento das correntes oriundas desse fenômeno, é o foco principal desta pesquisa. As visitas de campo possibilitaram verificar a efetiva aplicação das normas NBR 5410/2004 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão), NBR 5419/2005 (Proteção de Estruturas Contra Descargas Atmosféricas) e da NR – 10 (Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho, que trata de segurança em serviços com Eletricidade). As estruturas metálicas atuando como sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, suas implicações na construção civil e a aceitação pelos construtores e engenheiros também foram verificadas. Construções que atendiam aos critérios de aplicação das normas e edificações onde se desconsideravam as exigências legais e a importância do sistema de aterramento baseado nas estruturas metálicas foram constatadas. Verificou-se, adicionalmente, a construção de estruturas metálicas com a inserção da RE-BAR, e o desconhecimento por parte de alguns construtores da necessidade de inserir barras exclusivamente dedicadas a sistemas de aterramento e SPDA. Finalmente, a pesquisa revelou que grande parte dos engenheiros civis ignora ou desconhece as técnicas de SPDA e aterramento baseadas na utilização das estruturas metálicas das edificações, fato comprovado pelos baixos índices de utilização dessa tecnologia em novas construções. O trabalho constatou, ainda, que a maioria das edificações no Distrito Federal não conta com sistemas de SPDA e aterramentos baseados nas estruturas metálicas das próprias construções.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2006.12.TCC.852
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.