Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cavaton, Maria Fernanda Farah | - |
dc.contributor.author | Marques, Camila Tatiane Pereira | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Camila Tatiane Pereira. A literatura infantil como instrumento desencadeador de conhecimentos, da imaginação e afetividade na criança pequena. 2014. 73 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão do curso de Pedagogia teve como objetivo compreender a literatura infantil como desencadeadora de processos de construção de conhecimento e imaginação em interações sócio afetivas. Para tanto, optamos pela abordagem metodológica da pesquisa qualitativa para a sua sistematização. Utilizamos o instrumento da observação participativa para a construção dos dados. Os participanres foram quinze crianças de três e quatro anos de idade em uma turma de maternal II de um jardim de infância de uma região administrativa do Distrito Federal. As observações e sua análise baseiam-se no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), tendo em seu aporte teórico autores como Held (1980), Abramovich (1994) e Vigotski (1987, 1998). A discussão dos dados construídos evidenciou que a literatura infantil constitui-se instrumento fundamental para a construção da afetividade e, por conseguinte, para a aquisição de conhecimentos, pois toda a atividade humana é mediada pela afetividade. Ainda, a imaginação prevaleceu nos momentos posteriores às sessões de contação de história, os quais haviam interações entre os participantes, contribuindo para a ressignificação e para a compreensão de mundo na criança pequena, proporcionando à criança a constituir-se da cultura a qual pertence. Em suma, a literatura, uma vez que propulsiona o desenvolvimento integral da criança, impulsiona relações entre o grupo de iguais, renovando vivências, laços de solidariedade, criando imaginários, repercutindo, assim, para o conhecimento do outro e de si mesmo. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Literatura infanto-juvenil | en |
dc.subject.keyword | Afetividade | en |
dc.subject.keyword | Interação social em crianças | en |
dc.title | A literatura infantil como instrumento desencadeador de conhecimentos, da imaginação e afetividade na criança pequena | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-10-01T18:41:06Z | - |
dc.date.available | 2014-10-01T18:41:06Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-01T18:41:06Z | - |
dc.date.submitted | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/8515 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|