Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8470
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EmersonGomesCardoso.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise dos principais fatores que dificultam a participação dos professores do Centro de Ensino Médio do Futuro na formação continuada à distância
Autor(es): Cardoso, Emerson Gomes
Orientador(es): Barrenechea, Cristina Azra
Coorientador(es): Santos, Leandro Gabriel dos
Assunto: Educação permanente
Educação à distância
Professores - formação
Data de apresentação: 18-Mai-2013
Data de publicação: 24-Set-2014
Referência: CARDOSO, Emerson Gomes. Uma análise dos principais fatores que dificultam a participação dos professores do Centro de Ensino Médio do Futuro na formação continuada à distância. 2013. 72 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo geral analisar os principais fatores, que na visão dos professores, dificultam sua participação em cursos de formação continuada na modalidade à distância, organizados em ambientes virtuais de aprendizagem. Para responder nosso problema de pesquisa elegemos três objetivos específicos: caracterizar o perfil do grupo pesquisado, compreender os itinerários formativos e identificar os principais fatores limitantes, na visão dos professores, para a participação de cursos de formação continuada no modelo à distância. Os sujeitos da pesquisa foram 13 professores selecionados do corpo docente da escola pesquisada, por amostragem não-probabilística do tipo intencional, representantes das 13 componentes curriculares, por critério de maior tempo de serviço. Utilizamos um questionário de 26 questões, elaboradas a partir dos objetivos específicos, para coleta dos dados. A análise, de abordagem quantitativa e qualitativa, com método de interpretação de conteúdo de Bardin, revelou, entre outros, três fatores limitantes, relacionados aos cursistas, com maior incidência nas respostas do grupo pesquisado, e com recorrência na bibliografia consultada: falta de tempo, falta de habilidade com o computador e falta de experiência com o ensino à distância. Este trabalho contribuiu para fornecer insumos ao planejamento de cursos a serem ofertados na modalidade à distância para os professores do Centro de Ensino Médio do Futuro, com vistas a reduzir os altos índices de evasão que afeta a educação à distância.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons