Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8469
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JulianaRuasDeMenezesRodrigues.pdf426,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do coordenador pedagógico na coordenação pedagógica : o caso de um Centro Educacional do Distrito Federal
Autor(es): Rodrigues, Juliana Ruas de Menezes
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Coorientador(es): Tolentino, Maria Antônia Honório
Assunto: Coordenadores pedagógicos
Coordenação pedagógica
Data de apresentação: Jun-2013
Data de publicação: 24-Set-2014
Referência: RODRIGUES, Juliana Ruas de Menezes. O papel do coordenador pedagógico na coordenação pedagógica: o caso de um Centro Educacional do Distrito Federal. 2013. 49 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa envolvendo o papel do gestor escolar, por meio do coordenador pedagógico, na coordenação pedagógica de um Centro de Ensino Fundamental do Distrito Federal. Para compreender o contexto em que ocorre foi necessário vivenciá-lo, o que demanda uma pesquisa de cunho qualitativo, em que foi usado um questionário com perguntas abertas aos professores e ao Diretor e Vice-Diretor da escola pesquisada. A análise das informações revela que o professor coordenador pedagógico realmente auxilia o professor, mas de uma forma empírica, desconhecendo a legislação sobre suas atribuições, apontada por diversos estudiosos da educação, que buscam compreender como o coordenador tem sido visto e como pode atuar frente às situações que ocorrem no dia-a-dia de um estabelecimento de ensino. Por meio da pesquisa realizada, pude perceber que tanto professores quanto os próprios coordenadores ainda não possuem essa clareza, o que acaba tornando a coordenação pedagógica com outros fins que ainda não prioriza a melhoraria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons