Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8469
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JulianaRuasDeMenezesRodrigues.pdf426,44 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernandes, Rosana César de Arruda-
dc.contributor.authorRodrigues, Juliana Ruas de Menezes-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Juliana Ruas de Menezes. O papel do coordenador pedagógico na coordenação pedagógica: o caso de um Centro Educacional do Distrito Federal. 2013. 49 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa envolvendo o papel do gestor escolar, por meio do coordenador pedagógico, na coordenação pedagógica de um Centro de Ensino Fundamental do Distrito Federal. Para compreender o contexto em que ocorre foi necessário vivenciá-lo, o que demanda uma pesquisa de cunho qualitativo, em que foi usado um questionário com perguntas abertas aos professores e ao Diretor e Vice-Diretor da escola pesquisada. A análise das informações revela que o professor coordenador pedagógico realmente auxilia o professor, mas de uma forma empírica, desconhecendo a legislação sobre suas atribuições, apontada por diversos estudiosos da educação, que buscam compreender como o coordenador tem sido visto e como pode atuar frente às situações que ocorrem no dia-a-dia de um estabelecimento de ensino. Por meio da pesquisa realizada, pude perceber que tanto professores quanto os próprios coordenadores ainda não possuem essa clareza, o que acaba tornando a coordenação pedagógica com outros fins que ainda não prioriza a melhoraria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicosen
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicaen
dc.titleO papel do coordenador pedagógico na coordenação pedagógica : o caso de um Centro Educacional do Distrito Federalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-09-24T02:23:42Z-
dc.date.available2014-09-24T02:23:42Z-
dc.date.issued2014-09-24T02:23:42Z-
dc.date.submitted2013-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8469-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoTolentino, Maria Antônia Honório-
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons