Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8394
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AmandaNogueiraPereira.pdf746,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A avaliação escolar segundo o olhar das crianças de quarto ano : conflitos e contradições
Autor(es): Pereira, Amanda Nogueira
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Subjetividade - educação
Aprendizagem - avaliação
Ensino fundamental
Data de apresentação: 6-Dez-2013
Data de publicação: 15-Set-2014
Referência: PEREIRA, Amanda Nogueira. A avaliação escolar segundo o olhar das crianças de quarto ano: conflitos e contradições. 2013. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A sala de aula é formada por uma complexidade de interações entre os seus sujeitos participantes, isto é, professores e alunos. Dessa forma, a avaliação escolar incide nessas relações e estabelece significados. O presente trabalho fundamenta-se pelo estudo das perspectivas de crianças do quarto ano do Ensino Fundamental sobre o processo de avaliação escolar e aprendizagem e problematiza sobre: O que é avaliação para essas crianças? Como elas acreditam que ocorrem a sua aprendizagem? Quais as relações que estabelecem entre avaliação escolar e aprendizagem? Tem por objetivo geral compreender o significado da avaliação escolar para crianças de quarto ano do Ensino Fundamental, as relações que elas estabelecem entre avaliação e aprendizagem e subjetividade. Para tanto, foi realizada pesquisa empírica baseada na concepção qualitativa com a participação de oito crianças do quarto ano de uma escola pública do Distrito Federal. Foram realizados três encontros de grupo focais e uma entrevista individual. Os procedimentos empíricos possibilitaram visualizar que a compreensão das crianças está envolvida com a concepção de verificação e que a avaliação pode ter atuação na construção da compreensão da criança e o sentimento que ela constrói sobre a experiência escolar. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The classroom consists of a complexity of interactions among its participants, that is, teachers and students. Thus, school assessment focuses on these relationships and sets a meaningful context for interaction over learning. This paper investigates perspectives of children in the fourth grade of Elementary School about the process of assessment and learning and discusses about: What does assessment mean for these children? Why they explain their learning in school? What are the relationships established between school evaluation and learning? It aims at understanding the meaning of school evaluation and the relationships that are established between assessment and learning for children in fourth year. In addition, it aims at verifying the dynamic of self conceptions that are fostered in the process. The study carried out qualitative based empirical research with the participation of eight fourth grade children from a public school in Distrito Federal. There were three focus group meetings and individual interviews with children. Empirical procedures enabled view that the understanding of children is involved with the design and verification of the assessment may take action in building a child's understanding and feeling that it builds on the school experience.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons