Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8393
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AgnesAlvesdeAraujo.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação da afetividade professor-aluno no contexto da alfabetização
Autor(es): Araújo, Ágnes Alves de
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Professores e alunos
Alfabetização
Afetividade
Desenvolvimento humano
Data de apresentação: 1-Jul-2014
Data de publicação: 15-Set-2014
Referência: ARAÚJO, Ágnes Alves de. Relação da afetividade professor-aluno no contexto da alfabetização. 2014. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A relação afetividade professor-aluno é uma temática muito pertinente ao trabalho pedagógico, considerando que dentro do contexto escolar professores e alunos estão em constante interação, no qual um provoca reações no outro. Por meio de teorias utilizadas como a histórico-crítica buscou-se estudar a interferência da afetividade nas estruturas da inteligência e o quanto as emoções, sentimentos, motivação e interesse desempenham um papel fundamental na aprendizagem dos estudantes incluindo a alfabetização. Considerando que neste momento educacional os alunos começam a decodificar o mundo por meio da leitura e escrita, sendo um período que as crianças estão dispostas a conhecer um mundo novo. Neste momento o professor torna-se peça essencial no desenvolvimento cognitivo do aluno. Este trabalho possui como objetivo geral analisar a relação professor-aluno e a relação da afetividade no processo de alfabetização. Diante do objetivo geral foram traçados dois objetivos específicos: observar situações cotidianas de relação professor-aluno, além de identificar e analisar as influências na aprendizagem de um professor afetivo. O presente estudo utilizou-se de três instrumentos de coleta de dados: roteiro de entrevistas, observações participantes e desenhos realizados pelos alunos. A pesquisa foi composta por vinte e dois alunos de Primeiro Ano do Ensino Fundamental e suas respectivas professoras. Os resultados indicam que a relação afetiva entre professores e alunos desempenha papel fundamental na aprendizagem destes. Conclui-se que por meio dessa relação ocorre maior motivação para os estudos. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
The teacher-student relationship affectivity is a very relevant subject to the pedagogical work, considering that teachers and students within school environment are in constant interaction, considering that one causes the other reactions. Through theories used in the present studied like critical historical was studied the interference of affectivity in the structures of intelligence and how emotions, feelings, motivation and interest play a key role in student learning including literacy. Whereas this educational moment students begin to decode the world through reading and writing, being a period that children are ready to learn a new world. At this time the teacher becomes essential piece in the cognitive development of the student. This work has as main objective to analyze the teacher-student relationship and the relation of affectivity in the literacy process. Given the overall goal two specific objectives were set: Observe everyday situations of teacher-student relationship, and identify and analyze the influences on learning of an affective teacher. This study used three instruments to collect data: set of interviews, drawings made by students and participant observations. The survey consisted of twenty-two students of the First Year of Elementary School and their teachers. The results indicate that the affective relationship between teachers and students plays a fundamental role in learning these. It is concluded that through this relationship occurs biggest motivation for studies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons