Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8391
| Título: | Socialização bilíngue : etnografia de uma experiência |
| Autor(es): | Meneguzzo, Amanda Cadete |
| Orientador(es): | Rocha, Maria Zélia Borba |
| Assunto: | Educação bilíngue Bilinguismo Socialização Etnologia |
| Data de apresentação: | 2014 |
| Data de publicação: | 15-Set-2014 |
| Referência: | MENEGUZZO, Amanda Cadete. Socialização bilíngue: etnografia de uma experiência. 2014. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
| Resumo: | Esta monografia tem por tema a socialização e por objeto o processo socializador em um contexto institucional bilíngue. O presente trabalho tem o objetivo de analisar como acontece a socialização do professor com função de assistente no contexto de uma escola bilíngue de Brasília. Para isto o referencial teórico explora os conceitos e teorias da socialização, conceito de bilinguismo e teoria de educação bilíngue. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, com observação participante, realizada pelo período de um ano, com observações de seis horas por dia. Foi observada a relação entre a coordenação pedagógica da escola, os professores titulares, os professores assistentes, os pais e os alunos em um processo de educação bilíngue de imersão inicial. Conclui-se que no processo de socialização profissional em contexto bilíngue há supervalorização da língua, da cultura e das regras da segunda língua, em detrimento da cultura nacional. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
| Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons