Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8389
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AdlerPeggyLimaAleixo.pdf2,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relações professora-criança e a aprendizagem em sala de aula nos anos iniciais
Outros títulos: Teacher-child relationships and learning in the classroom : the perspective of low elementary grades children
Autor(es): Aleixo, Adler Peggy Lima
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Crianças - desenvolvimento
Aprendizagem
Professores e alunos
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 15-Set-2014
Referência: ALEIXO, Adler Peggy Lima. Relações professora-criança e a aprendizagem em sala de aula nos anos iniciais. 2013. 94 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho buscou compreender como as relações professora-criança contribuem para as potencialização das aprendizagens de crianças nos anos iniciais, levando em conta como as relações dentro da sala de aula favorecem o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e afetivas favoráveis. A partir da imersão em sala de aula de uma escola na rede pública de ensino, presenciamos a construção das relações socioafetivas que contribuíram para a socialização e o aprendizado das crianças de forma satisfatória. O levantamento empírico buscou (1) identificar as práticas formais e informais de sala de aula que atuam de forma significativa na qualificação subjetiva da aprendizagem das crianças, (2) caracterizar o processo de significação da aprendizagem escolar na perspectiva da criança em escolarização, (3) analisar os efeitos das práticas dialógicas de ensino na potencialização da aprendizagem dos conteúdos escolares e no desenvolvimento, (4) identificar indicadores que atuam na constituição de si, levando em consideração a relação entre as dimensões sociais, cognitivas, afetivas e psicomotoras do desenvolvimento infantil no contexto de práticas pedagógicas específicas. A metodologia se baseou em observações e entrevistas semiestruturadas, que buscou investigar a importância dessas relações no olhar da própria criança, analisando: Como percebem o ambiente escolar, os componentes, os indivíduos que constituem a escola; como se relaciona com a professora, qual a imagem que tem dela; Quais as expectativas que têm em relação ao ambiente escolar; De que forma constroem essas relações entre professora e a criança e da criança para com a outra criança e como essas relações participam no desenvolvimento da aprendizagem e no processo de constituição de si mesmo. Os resultados proporcionaram uma reflexão sobre as práticas pedagógicas em sala de aula e de como elas são ferramentas valiosas na hora de ensinar, exemplos como: o piquenique em sala de aula e o brincar no parquinho, foram fundamentais não somente para a socialização, mas para o desenvolvimento da autonomia na hora do apreender. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The study aims at understanding the role teacher-child relationships play in empowering learning in the classroom by emphasizing how the establishment of such relationships foster development of cognitive, social and affective skills positive towards learning. It comprised an immersion within a public school classroom daily routine, which enable to observe the construction of relationships that mainly impacted socialization and learning. Empirical design searched for (1) identifying formal and informal meaningful classroom practices in qualifying children‟s learning; (2) characterizing the meaning making process of school learning by children; (3) analyzing the effects teaching dialogical practices to empower school‟s subject matter understanding, and (4) identifying indicators to the development of meaning of the self among children taking into account the relations of social, cognitive, affective and motor skilss dimensions within teaching practices. The study‟s methodology comprised observations and semi-structured interview in order to draw on how children perceive school, its practices and the social relationships within learning experiences. Results provide reflection about teaching practices valuable tools such as picnics in the classroom or outdoors, playing at the playground. Such practices seem to have impacted the development of autonomy not only among social interaction, but specially towards learning.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons