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Título: A alfabetização de jovens e adultos na associação atlética Santa Maria-DF : uma experiência pedagógica na perspectiva da educação popular
Autor(es): Cordeiro, Thissiana Barbalho
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Educação popular
Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: 17-Dez-2013
Data de publicação: 12-Set-2014
Referência: Cordeiro, Thissiana Barbalho. A alfabetização de jovens e adultos na associação atlética Santa Maria-DF: uma experiência pedagógica na perspectiva da educação popular. 2013. 95 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A finalidade deste trabalho final de curso é refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da Educação Popular (EP) como alternativa para a formação de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudar no período proposto pelo sistema de ensino brasileiro. Elaborado por meio da pesquisa-ação, buscou-se relatar a experiência pedagógica vivenciada em uma sala de alfabetização de adultos na Associação Atlética Santa Maria, situada na cidade de Santa Maria, Distrito Federal. Foi realizada, ainda, a busca por fundamentação teórica relacionada à história da educação de jovens e adultos e da educação popular no Brasil e das respectivas bases legais. A teoria de Paulo Freire também foi objeto de leitura com o intuito de ampliar a reflexão ao considerar as características e as necessidades da EJA na perspectiva de uma educação para vida. Relacionar a literatura consultada e a prática realizada tornou possível avaliar a real situação da EJA, além das contribuições da EP, para o aumento da sua abrangência e consequente democratização. Concluiu-se que as contribuições da EP são de fundamental importância para que a EJA seja amplamente difundida, visando formar cidadãos críticos por meio de uma educação popular e, portanto, próxima da realidade dos alunos. Constatou-se, ainda, a importância de se adentrar na comunidade a fim de conhecer suas especificidades, familiarizando-se às situações cotidianas, assim como ao linguajar local, entre outras características, que possibilite o planejamento de aulas que despertem o interesse dos alunos pelo simples fato deles se identificarem com o conteúdo. Desta forma, professores e alunos poderão construir coletivamente o aprendizado que contribuirá com a transformação da nossa realidade social, em busca de uma sociedade mais justa para todos os cidadãos e fundamentalmente adequar a educação a uma realidade problematizadora e problematizada dos sujeitos de aprendizagem dessa modalidade de educação do país.
Abstract: The purpose of this final year project is to reflect on the Education of Youth and Adults (EJA) from the Popular Education (PE) as an alternative to the formation of youth and adults who have not had opportunity to study the period proposed by the Brazilian education system. Prepared through action research, we sought to report the educational experience lived in a room adult literacy Athletic Association in Santa Maria, located in Santa Maria, Federal District. The search for theoretical reasons related to the history of youth and adult education and popular education in Brazil and their legal basis was also performed. The theory of Paulo Freire was also the subject of reading in order to expand the reflections to consider the characteristics and needs of adult education in the perspective of an education for life. Relate to the literature and practice made it possible to assess the real situation of the EJA, besides the contributions of EP, for increasing its scope and consequent democratization. It was concluded that the contributions of EP are of fundamental importance for the EJA broadly disseminated in order to form critical citizens through popular education and therefore close to the reality of students. Furthermore, it was noted the importance of entering the community to ascertain their specificity, becoming familiar to everyday situations, as well as the local language, among other features, which allows the planning of lessons that arouse the interest of students by simple fact that they identify themselves with the content. Thus, teachers and students can collectively construct the learning that will contribute to the transformation of our social reality, in search of a more just society for all citizens and fundamentally tailor education to a problematical reality and problematized the subject of this type of learning education in the country.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013.
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