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Título: Relação teoria-prática na perspectiva do professor iniciante nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Souza, Soraya Tavares de
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Professor iniciante
Docência em formação
Ensino fundamental
Data de apresentação: 9-Jul-2014
Data de publicação: 12-Set-2014
Referência: SOUZA, Soraya Tavares de. Relação teoria-prática na perspectiva do professor iniciante nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O conhecimento da realidade educacional é de grande importância para a formação do professor nos cursos de licenciaturas. Nesse sentido, o presente estudo tem como foco a relação entre teoria, prática e práxis na ação pedagógica do professor iniciante nos anos iniciais do ensino fundamental, no momento de sua inserção na experiência profissional. Ao longo deste estudo, objetivou-se direcionar a investigação dos elementos formativos que proporcionem a compreensão dessa relação. Propõe-se o entendimento de que a relação entre teoria e prática revela-se como um fator significativo na construção do conhecimento, ao fazer a aproximação entre a realidade das práticas educativas e da teoria adquirida ao longo da formação do docente, bem como pela compreensão de que é fundamental o professor, seja ele iniciante ou não, refletir sistematicamente sobre a relação teoria-prática, na perspectiva da práxis a qual se apresenta como uma atividade material, transformadora e adequada a fins, tendo como horizonte possível e desejado a transformação da realidade contextual. Para isso, trazemos no primeiro momento, as etapas do ciclo de vida do professor e as diferentes fases vivenciadas pelo professor iniciante, sua formação, as dificuldades enfrentadas na recepção na escola, a estrutura encontrada, o choque da realidade, a aprendizagem da docência e partir da prática pedagógica, num processo que possibilite mudanças e transformações sociais, exigidas nessa sociedade atual. Em seguida, apontaremos como teoria, prática e práxis se relacionam e de que forma se articulam para o desempenho da função docente, na transmissão do conhecimento, na construção da identidade do professor, bem como de que forma as teorias educacionais presentes nos cursos de formação de professores podem influenciar as práticas docentes em sala de aula. Na sequencia, entenderemos, na visão dos professores egressos do curso de Pedagogia e inseridos no exercício profissional, como se dá a relação entre teoria, prática e práxis no desenvolvimento de sua ação pedagógica em sala de aula. Os resultados apontam que a despeito de todo processo vivenciado pelo professor iniciante, seu objetivo será sempre o de transpor as fases – do choque da realidade, sobrevivência, estabilização e consolidação, construindo dessa forma, sua respectiva identidade profissional. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Knowledge of educational reality is of great importance to the education of teachers in undergraduate courses. In this sense, the present study focuses on the relationship between theory, practice and pedagogical praxis in action beginning teacher in the early years of elementary school at the time of its insertion on professional experience. Throughout this study, we aimed to guide the investigation of the formative elements that provide an understanding of this relationship. It is proposed that understanding the relationship between theory and practice is revealed as a significant factor in the construction of knowledge by doing the closeness between the reality of educational and theory gained during the training of teaching practices as well as for understanding that the teacher is crucial, be it beginner or not systematically reflect on the theory-practice relationship in perspective of praxis which presents itself as a material transforming activity and appropriate purposes, having as possible and desired transformation of contextual reality. For this, we bring the first time, the steps of the life cycle of the teacher and the different phases experienced by novice teachers, their training, the difficulties faced in school at the desk, the structure found, the shock of the reality of teaching and learning from the pedagogical practice, a process that allows changes and social transformations required in this current society. Then how will point theory, practice and praxis relate and how to articulate the performance of the teaching role in the transmission of knowledge in the construction of teacher identity, as well as how educational theories present in the training courses teachers can influence the teaching practices in the classroom. In the sequel, we understand, in view of the veteran teachers of pedagogy students and incorporated into professional practice, how is the relationship between theory, practice and practice in developing their pedagogical action in the classroom. The results show that in spite of all process experienced by novice teacher, your goal will always be to transpose the phases - the shock of reality, survival, stabilization and consolidation, building this way, their respective professional identity.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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