Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8378
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_StephaneCarolinedaCostaDias.pdf988,45 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Sônia Marise Salles-
dc.contributor.authorDias, Stephane Caroline da Costa-
dc.identifier.citationDIAS, Stephane Caroline da Costa. Economia solidária e educação popular: experiências pedagógicas em comunidades do Distrito Federal. 2014. 83 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractEconomia Solidária e Educação Popular apresentam-se como duas categorias contemporâneas de análise que se unem pelas suas origens, intimamente associadas às resistências de grupos sociais as estruturas configuradas pelo sistema neoliberal. Os movimentos sociais constituíram o campo fértil de resistência e fortalecimento dessas categorias em especial, na América Latina. Tais movimentos foram perseguidos durante vários momentos históricos por se consubstanciarem uma ameaça a hegemonia dos Estados e do Capitalismo. As associações, cooperativas e ONG’s simbolizam esta luta em prol dos oprimidos pela construção de uma sociedade menos segregadora e exploratória, seja criando estratégias para a inserção no mercado de trabalho por meio do comércio justo, seja reestruturando as relações pessoais por intermédio da solidariedade, cooperação e autogestão ambas situações representadas pela trajetória do grupo de costureiras de Sol Nascente- DF e da Associação Atlética de Santa Maria- AASM organizações estas acompanhadas durante a presente pesquisa que compõe este trabalho de conclusão de curso. ________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractSolidarity Economy and Popular Education are presented as two contemporary categories of analysis that are united by their origins, closely associated with the resistance of social groups the structures set up by the neoliberal system. Social movements were the fertile field of resistance and strengthening of these categories in particular in Latin America. Such movements were persecuted during various historical moments by not accomplish a threat to the hegemony of states and capitalism. Associations, cooperatives and NGOs symbolize this struggle for the oppressed to build a less segregated and exploration company, is creating strategies for entering the labor market through fair trade, is restructuring the personal relationships through solidarity, cooperation and self-management both situations represented by the trajectory of the seamstresses of the Rising Sun-DF Athletic Association and the Santa Maria-AASM these organizations followed during this research that make up this work of completion.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEconomia solidáriaen
dc.subject.keywordEducação popularen
dc.subject.keywordPedagogiaen
dc.titleEconomia solidária e educação popular : experiências pedagógicas em comunidades do Distrito Federalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-09-12T18:46:58Z-
dc.date.available2014-09-12T18:46:58Z-
dc.date.issued2014-09-12T18:46:58Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8378-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons