Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8377
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_VanessaSantamalvinaSantos.pdf1,8 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCarvalho, Sônia Marise Salles-
dc.contributor.authorSantos, Vanessa Santamalvina dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Vanessa Santamalvina dos. O lugar das mulheres nos livros didáticos de história. 2014. 93 f. Monografia (Bacharelado em Pedagogia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractO livro didático é o principal material pedagógico que os educadores das instituições escolares utilizam para desenvolver o conteúdo proposto no currículo. O Programa Nacional do Livro didático foi criado em 1985 com o objetivo de garantir aos alunos da rede pública de ensino o acesso a livros didáticos de qualidade e visa dar apoio ao professor e ao processo de ensino e aprendizagem. Pretende-se com esse estudo analisar como a história da mulher está sendo contada a partir da coleção História nos dias de hoje, utilizado nos 6ºs, 7ºs, 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental em uma escola pública do Distrito Federal. Também será analisado como os alunos constroem a visão do feminino a partir do livro e das vivências que eles têm com as mulheres do seu convívio. A metodologia de análise do livro será análise documental e a análise da visão dos alunos será a pesquisa qualitativa através da entrevista focal com o grupo de estudantes. __________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe textbook is the major pedagogical material by which teachers from educational institutions use to develop proposed contents on scholar curriculum. In this respect, National Textbook Program, created in 1985, has the objective to ensure public school students to have access to quality textbooks, utilized as a tool to support teachers in teaching and learning process.The present study intends to analize how women’s history has been told from Coleção História Nos Dias de Hoje point of view, textbook used in a Federal Distric’s public school, from 6th to 9th Fundamental Grades. Also has been analized in this work how students construct females’s views from textbook compared to from personal experiences with women of their social intercourse. Textbook’s analysis methodology includes documental analysis and qualitative research of students’ point of view, by focal interview with a group of learners.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLivros didáticosen
dc.subject.keywordMulheres nos livros didáticosen
dc.subject.keywordMulheres - representaçõesen
dc.subject.keywordEnsino fundamental - livros didáticosen
dc.titleO lugar das mulheres nos livros didáticos de históriaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-09-12T18:43:12Z-
dc.date.available2014-09-12T18:43:12Z-
dc.date.issued2014-09-12T18:43:12Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8377-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons