Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8362
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RaquelGusmaoMelito.pdf1,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de geografia e sua contribuição para construção da cidadania
Autor(es): Melito, Raquel Gusmão
Orientador(es): Fernandes, Maria Lídia Bueno
Assunto: Geografia (Ensino fundamental)
Geografia - estudo e ensino
Cidadania
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 12-Set-2014
Referência: MELITO, Raquel Gusmão. O ensino de geografia e sua contribuição para construção da cidadania. 2014. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa, instigada a ser feita nas aulas de Educação em Geografia, tendo como principal objetivo verificar os conteúdos relacionados à Geografia e de que maneira os mesmo têm sido trabalhados no 4º ano do Ensino Fundamental. Acreditamos que o ensino de geografia possa contribuir na construção da cidadania das crianças, partindo da crença de que o objetivo da educação seja “formar gente capaz de se situar corretamente no mundo e de influir para que se aperfeiçoe a sociedade humana como um todo” (SANTOS, 1987, p. 126). Para isso utilizamos nessa pesquisa a observação não participativa e também, a observação participativa através da regência em sala de aula. As aulas serviram como fundamento de nossa pesquisa e através da análise das mesmas verificaremos se ao trabalhar conteúdos que constam no programa oficial da Secretaria de Educação podemos também participar na construção da cidadania das crianças.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons