Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8361
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PamelaRafaelaAlencarBorges.pdf3,75 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLeite, Cristina Maria Costa-
dc.contributor.authorBorges, Pâmela Rafaela Alencar-
dc.identifier.citationBORGES, Pâmela Rafaela Alencar. A geografia escolar na compreensão da cidade: a Vila Telebrasília. 2014. 98 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância de se estudar a cidade que é o lugar de vivência do educando e de formação da sua identidade, por meio da Geografia Escolar. Este estudo analisa um núcleo urbano no contexto rígido do planejamento de Brasília, a Vila Telebrasília, resgatando a memória de seus moradores acerca do lugar. Para tanto, foi feito um trabalho de pesquisa com o material disponível sobre a Vila Telebrasília, bem como entrevistas semiestruturadas com moradores, importantes no processo de luta pela fixação, urbanização e melhoria da Vila. Nesse sentido, o referencial teórico desenvolve uma explanação sobre o processo de produção do espaço urbano no contexto capitalista, que incide no fenômeno da segregação socioespacial urbana. Daí decorre a complexidade desse conteúdo, que pode e deve ser trabalhado em sala de aula. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível concluir que a compreensão da localidade do indivíduo, da sua cidade, é fundamental para obtenção de uma leitura crítica da realidade e, portanto, para o entendimento do próprio processo de produção do espaço, objeto de estudo da Geografia. __________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study presents a reflection on the importance of studying the city that is the place of the student experience and formation of their identity, through the School Geography. The study examines an urban core in the rigid context of the design of Brasilia, the Vila Telebrasilia, rescuing the memory of its residents about the place. To this end, was made a research about the available material on the Vila Telebrasilia as well as a semi-structured interview with two residents, important in the struggle for fixing urbanization process and improvement of the place. In this sense, the theoretical reference develops an explanation of the process of production of urban space in the capitalist context that focuses on the phenomenon of urban socio-spatial segregation, bringing the complexity of content that can and should be worked into the classroom. From the search results, it was concluded that understanding the location of the individual, of his city, it is essential to obtain a critical understanding of reality, and therefore, to the understanding of the production process itself space, object of study of geography.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordCrescimento urbano - Distrito Federal (DF)en
dc.subject.keywordBrasília (DF) - planejamento urbanoen
dc.subject.keywordSegregação socioespacialen
dc.subject.keywordVila Telebrasília (DF)en
dc.titleA geografia escolar na compreensão da cidade : a Vila Telebrasíliaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-09-12T00:03:14Z-
dc.date.available2014-09-12T00:03:14Z-
dc.date.issued2014-09-12T00:03:14Z-
dc.date.submitted2014-07-01-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8361-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons