Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/8357
Título: | O recurso pedagógico como superação de dificuldade reconhecida pelo próprio professor |
Autor(es): | Silva, Halison Fonseca da |
Orientador(es): | Muniz, Cristiano Alberto |
Assunto: | Matemática - estudo e ensino Ensino - meios auxiliares Material didático |
Data de apresentação: | 9-Dez-2013 |
Data de publicação: | 11-Set-2014 |
Referência: | SILVA, Halison Fonseca da. O recurso pedagógico como superação de dificuldade reconhecida pelo próprio professor. 2013. 71 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho dedica-se a analisar o processo de concepção, desenvolvimento e aplicação de um recurso pedagógico, como tentativa de superação de dificuldades no ensino e na aprendizagem de conceitos matemáticos reconhecidas pelo próprio professor. Participaram da pesquisa três professoras do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do Distrito Federal. A dificuldade apontada pelas professoras envolvidas na pesquisa foi o ensino e aprendizagem da DIVISÃO nas aulas de matemática. A construção do referencial partiu da tentativa de apresentar um conceito para recurso pedagógico, apontado para a capacidade do professor em se reconhecer como capaz de conceber, desenvolver e aplicar o recurso pedagógico para superar suas dificuldades e de seus alunos. O recurso foi concebido colaborativamente com as professoras e aplicado em suas respectivas turmas nos dias 5, 6 e 7 de novembro de 2013. Devido ao envolvimento entre os participantes no estudo do problema a ser superado, optou-se por uma Pesquisa Participante. A produção de informação deu-se por meio de registros individuais dos alunos em todas as atividades, por produção coletiva de cartaz e por meio de gravação de áudio dos depoimentos das professoras no final de cada encontro. Os resultados foram analisados quanto à aprendizagem dos alunos e nas experiências das professoras, desde a concepção até a aplicação do recurso pedagógico. Concluiu-se que os alunos sabem dividir e que a dificuldade apresentada está em registrar o desenvolvimento do processo. Nas dificuldades em conceber recursos pelos professores, constatou-se que a ausência de um planejamento conjunto para a elaboração coletiva de recursos didáticos se dá em função de uma falta de estruturação da coordenação pedagógica na escola. ________________________________________________________________________ ABSTRACT This work is dedicated to analyze the process of conception, developing and implementing a pedagogical resource in an attempt to overcome difficulties in teaching and learning recognized by the teacher himself. Three teachers participated in the survey in the 4th year of elementary school in a public school in the Distrito Federal. The difficulty pointed out by the teachers involved in the research was teaching DIVISION in math classes. The construction of the referential came from the attempt to present a concept for pedagogical resource, pointed to the teacher's ability to conceive, develop and implement the pedagogical resource to overcome their difficulties. The application was designed collaboratively with teachers and applied in their respective classes on days 5, 6 and 7 November 2013.Due to the involvement between the participants in the study of the problem to be overcome (BOTERF, 1984), was chosen by a Participant Survey. The production of information was given through individual student records in all activities, collective production of posters and through audio recording. The results were analyzed according to students' learning and experiences of the teachers, from conception until implementation of pedagogical resource. It was concluded that students know how to divide and the difficulty is presented in registering process development. In the difficulties in conceiving resources for teachers, it was found that the lack of joint planning for the collective development of teaching resources is a function of a lack of structuring the pedagogical coordination of the school. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons