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dc.contributor.advisorCarvalho, Sônia Marise Salles-
dc.contributor.authorMiranda Neto, Jaime Fonseca de-
dc.identifier.citationMIRANDA NETO, Jaime Fonseca de. A (auto)biografia como fonte de investigação histórico educacional: de uma vida sem perspectivas ao pedagogo em formação. 2014. 138 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a história de vida e a formação acadêmica por meio da narrativa autobiográfica do sujeito egresso do sistema penitenciário que passou a estudar na Universidade de Brasília – UnB após participar de vestibulares aplicados nos estabelecimentos penais do Distrito Federal. Para demonstrar a relevância da narrativa autobiográfica como fonte de pesquisa histórico-educacional recorre-se à Passegi (2010), Pineau (2006), Souza (2006), Moita (1992), Freire (1983), dentre outros, onde o referencial teórico contribui para a construção-reconstrução-desconstrução de pensamentos e atitudes que culminaram em uma nova perspectiva de vida, em que o “eu” como autor se constitui ao mesmo tempo como pesquisador e pesquisado. Buscando verificar se o percurso de formação acadêmica foi determinante para sua ressocialização. Nesse processo foi necessário traçar um perfil das pessoas em cumprimento de pena nesta Capital utilizando dados do INFOPEN/MJ sobre escolaridade, acesso à escolarização, cor de pele, crimes mais cometidos, tempo médio de cumprimento de pena, faixa etária e local de residência, além de dados do CESPE/UnB sobre vestibulares da UnB aplicados nos presídios e seus resultados. Ao estabelecer a relação existente entre educação e ressocialização, também foram analisadas cartas escritas no período de clausura que refletem como as mudanças ocorridas se iniciaram após o acesso a materiais de estudo e leitura reflexiva. Por meio da narrativa autobiográfica, foi possível identificar a resistência de não se deixar reduzir à mera condição de detento e a importância que possui o outro que fez e faz parte desta história. Rematando ao final com o papel do Curso de Pedagogia, da educação e da narrativa autobiográfica para a compreensão dos fatos vividos como: falta de estrutura familiar, influências das relações sociais, relevância da educação para o encarcerado e o alcance da caminhada até o presente momento, o aluno formando/em formação, consciente de sua eterna inconclusão, em busca de sua plena reintegração social. _________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe present work examines the history of life and academic education through the autobiographical narrative of egress subject of the penitentiary system that started to study at the University of Brasilia / UNB after participating in the vestibular applied in prisons in the Federal District. To demonstrate the relevance of narrative autobiography as a source of historical and educational research appeal to Passegi (2010), Pineau (2006), Souza (2006), Moita (1992), Freire (1983), among others, where the theoretical reference contributes to construction- reconstruction -deconstruction of thoughts and attitudes that culminated in a new perspective of life in which the "I" while the author is researcher and researched. Seeking to verify that the course of academic formation was crucial to their rehabilitation. In this process it was necessary to draw a profile of the persons serving sentence in this capital using data from INFOPEN / MJ on education, access to schooling, skin color, crimes most committed, average time of imprisonment, age and place of residence, in addition to data CESPE / UNB UNB about the vestibular applied in prisons and their results. In establishing the relationship between education and rehabilitation, also written letters were analyzed in the period of incarceration that reflect how the changes began after the access to study materials and reflective reading. Through autobiographical narrative was possible to identify the resistance not to be reduced to a mere prisoner and the importance it has to the other who made a part of this story. To conclude with the role of the Pedagogy Course, education and autobiographical narrative to understand the facts experienced as: lack of family structure influences social relationships, relevance of education for the incarcerated and extent of the walk to the present time, the student forming / information conscious of his eternal inconclusiveness, searching for their full social reintegration.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAutobiografiaen
dc.subject.keywordReintegração socialen
dc.subject.keywordPresidiáriosen
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades - vestibularen
dc.subject.keywordFormação profissionalen
dc.titleA (auto)biografia como fonte de investigação histórico educacional : de uma vida sem perspectivas ao pedagogo em formaçãoen
dc.title.alternativeThe (auto) biography as a source of educational research history : from a life without prospects in the Educator trainingen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-09-11T02:39:31Z-
dc.date.available2014-09-11T02:39:31Z-
dc.date.issued2014-09-11T02:39:31Z-
dc.date.submitted2014-06-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/8356-
dc.language.isoPortuguêsen
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