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Título: EaD : contribuição das interações para superação de problemas e viabilização dos processos de ensino e aprendizagem
Autor(es): Felix, Jonas Rodrigues
Orientador(es): Aires, Carmenísia Jacobina
Assunto: Educação à distância
Análise de interação em educação
Orientação educacional
Ambientes virtuais de aprendizagem
Data de apresentação: Jul-2014
Data de publicação: 11-Set-2014
Referência: FELIX, Jonas Rodrigues. EaD: contribuição das interações para superação de problemas e viabilização dos processos de ensino e aprendizagem. 2014. 156 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A Educação a Distância – EaD tornou-se importante no mundo, levando-se em conta a correria do dia-a-dia, o excesso de trabalho, a exigência do mercado de trabalho por qualificação que, ao mesmo tempo disponibiliza pouco tempo para isso. Dentro deste contexto, este trabalho teve o objetivo de investigar como ocorreram as interações no âmbito do II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, entre seus diversos atores: tutores, coordenadores e estudantes, sendo que os mediadores para que ocorram estas interações são os tutores. Para se verificar o quão as interações são determinantes na evolução do curso, foi utilizada como norteadora deste estudo a seguinte pergunta: Como se dão as interações entre os atores – tutores, coordenadores, professores, frente às demandas apresentadas pelos estudantes, no âmbito do II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos – 2013/2014? Para responder a este questionamento levou-se em conta as discussões ocorridas em reuniões presenciais de coordenação de tutoria e também observações realizadas no âmbito virtual do curso. Como referencial teórico, foram utilizados diversos autores no âmbito da EaD, iniciando com um breve histórico, com a análise de conceitos sobre interações e também sobre ferramentas utilizadas no âmbito do curso. Em seguida são apresentados e discutidos os dados da pesquisa de abordagem qualitativa realizada através de observações sistemáticas das reuniões presenciais do curso e também no ambiente virtual Moodle onde o curso dava seu seguimento. Os resultados das observações apontam que as interações estabelecidas entre os atores tem relação direta com a resolução ou não dos problemas, que são apresentadas pelos alunos, e que a mediação exercida pelos tutores contribui com a qualidade do curso. Observou-se também outros problemas no contexto do curso como a pouca intimidade dos alunos com relação aos comandos das questões e ao uso das tecnologias, o mau gerenciamento do tempo por parte dos alunos, a demora no feadback por parte dos tutores, excesso de conteúdos, etc. Os resultados apontam que a melhora nas interações entre os participantes das reuniões de coordenação de tutoria geram uma rápida resolução das demandas que por ventura eram apresentadas pelos estudantes através dos tutores, e que o curso necessita de um melhor aprofundamento no que se refere às instruções de como se lidar com as TIC. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
Distance Education - Distance Education has become important in the world, taking into account the rush of day-to-day, overworkthe demand of the labor market for skills at the same time provides little time for that . Within this context, this work aimed to investigate how interactions occurred within the II Specialization Course in Diversity and Citizenship Educationits various actorstutorscoordinators and studentsmediators for these interactions occur are tutorsTo check how the interactions are crucial in the evolution of the course was used as a guiding this study the following questionHow interactions occur between the actors - tutorscoordinatorsteachersmeet the demands presented by the studentsunder the II Specialization Course in Diversity and Citizenship Education with an emphasis in Youth and Adult Education - 2013/2014To answer this question we took into account the discussions held into coordinate tutoring and also observations made in the context of the virtual course. As a theoretical frameworkseveral authors have been used in the context of distance educationstarting with a brief historywith the analysis of concepts of interactions and also about tools used within the courseThen are presented and discussed data from the qualitative survey approach through systematic observations of physical meetings of the course and also the Moodle virtual environment where the course took its follow-upThe results of observations show that the interactions between the actors is directly related to the resolution of problems or notthat are presented by the studentsand that mediation exercised by tutors contributes to the quality of the courseWe also observed other problems in the context of the course as little intimacy of students with regard to command of the issues and the use of technologiestime management by studentsthe delay in feadback by the tutorsexcess content etc. The results show that the improvement in the interactions between the meeting participants to coordinate tutoring generate a quick resolution demands that perhaps were submitted by students through tutorsand that the course requires a deeper understanding in regard to instructions how to deal with ICT.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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