Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/8352
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LeticiaRozendoSantaCruz.pdf783,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino de história e políticas públicas : reflexões sobre a implementação do artigo 26-A da LDBEN
Autor(es): Santa Cruz, Letícia Rozendo
Orientador(es): Garcia, Renísia Cristina
Assunto: História - estudo e ensino
Políticas educacionais
Relações raciais
Brasil. Lei de diretrizes e bases da educação nacional (1996)
Data de apresentação: 9-Jul-2014
Data de publicação: 11-Set-2014
Referência: SANTA CRUZ, Letícia Rozendo. Ensino de história e políticas públicas: reflexões sobre a implementação do artigo 26-A da LDBEN. 2014. 74 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso consiste em uma reflexão sobre o ensino de História com foco na implementação do Artigo 26-A da LDBEN. Para tal reflexão foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEE-DF, localizada na região administrativa de Santa Maria. Como técnicas de pesquisa foi realizada a análise do livro didático de História do 3º ano do ensino fundamental, do Projeto Político Pedagógico (2011); uma observação participante sobre as práticas pedagógicas da professora regente. A aplicação de práticas de intervenção pedagógica e elaboração de relatórios que a luz do referencial teórico da disciplina História, Identidade e Cidadania, bem como as reflexões desenvolvidas no GEPPHERG – UnB, delinearam esta monografia. O intuito de verificar o ensino de História do Brasil, especificamente a abordagem sobre História e cultura afro-brasileira, atende a uma determinação legal no campo da formação de professores pela lei 10.639 que alterou o artigo 26-A da LDBEN. Conclui-se que a implementação desta lei ainda ocorre de forma tímida, devido a vários fatores, dentre eles a falta de inclusão do conteúdo nos currículos dos cursos de formação de professores; a falta de incentitvo a formação continuada nesta área temática e a falta de monitoramento na implementação desta polítca para que o contéudo realmente seja aplicado no ensino de História como ordena a LDBEN e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons